FATORES QUE INFLUENCIAM O ENDIVIDAMENTO PESSOAL

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Finanças

Acessos neste artigo: 243


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Karine Cristine Brandão , Hudson Fernandes Amaral , Mara Lúcia Drummond Parreiras

ABSTRACT
O presente estudo buscou identificar os principais fatores que influenciam o endividamento pessoal. Para tal, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre fatores de endividamento, produtos financeiros, perfil dos brasileiros endividados e educação financeira. O embasamento teórico delineou os objetivos específicos no intuito de identificar o perfil dos entrevistados, apontar os principais fatores que levam ao endividamento, verificar em quais produtos financeiros está a maior concentração de dívidas e, por fim, avaliar a percepção de educação financeira. Desta forma, a metodologia consistiu em uma abordagem quantitativa, com utilização de questionário estruturado. Confirmou-se por meio da análise de dados, que a maior parte dos entrevistados possuem controle financeiro, consequentemente, para os fatores materialismo, consumo excessivo e propensão ao endividamento, os entrevistados atribuíram maior nível de discordância parcial e total. Apesar do cartão de crédito ter sido um dos mais citados, foi possível verificar que muitos também não possuem concentração de dívidas em nenhum produto financeiro. Estes resultados foram corroborados pelo nível de educação financeira demonstrado pelos mesmos, obtendo nível de concordância entre parcial e totalmente.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Taylor Oliveira Fidelis 09-02-2021 09:50:35

Excelente artigo! Tema relevante e atual. A escrita permite uma leitura leve e dinâmica.

Foto do Usuário Leonardo Da Silva Rangel 09-02-2021 09:50:35

Tema Relevante e muito bem apresentado, mais que poderia ser mais discutido com a Técnica de Modelagem de Equações estruturais

Foto do Usuário Ivanilda Silva 09-02-2021 09:50:35

O tema é pertinente para este momento específico pelo qual nós brasileiros estamos passando. O trabalho está bem escrito. Entretanto, as referências estão um tanto quanto defasadas. Gostaria de saber por que o público alvo da pesquisa foram os contatos de Facebook e Whasapps? Entendo que foi pela facilidade de acesso. Mas existem trabalhos anteriores que embasam esse tipo de escolha? Faltou identificar o nível educacional no perfil dos respondentes e o setor em que trabalham (se público ou privado). Estes são aspectos importante para fazer a relação com a educação financeira e o endividamento. A faixa de renda chama a atenção porque não representa a renda média do brasileiro. Então, pode haver um viés de análise dada a alta renda do público alvo. Na análise de resultados, o cruzamento mais destacado foi idade/endividamento, que é uma forma possível de análise, mas acho que deveria ter sido focada também a relação renda/endividamento. Ivanilda Silva

Foto do Usuário Carla Carolinne Dos Santos Silva 09-02-2021 09:50:35

O artigo está muito bem escrito, parabéns! No entanto gostaria de destacar dois pontos: i) O estudo não apresenta os estudos mais recentes sobre o tema para contextualizá-lo, como também não são apresentados na revisão bibliográfica. Sugiro buscar o que os estudos realizados nos últimos 5 anos têm abordado, isso irá ajudar também na discussão dos resultados. ii) Sugiro que o objetivo seja mais enxuto (porque me parece confusa a forma como está apresentado), por exemplo: ''Este artigo tem como objetivo descrever e analisar quais os fatores que influenciam o endividamento pessoal''. O fato de utilizar os contatos da sua rede social pode ser apresentado posteriormente como uma amostra de conveniência para atingir o objetivo proposto. Isso facilita o entendimento do leitor, porque da forma que está parece que será trabalhada a questão das redes sociais no seu trabalho, mas não parece ser essa a sua intenção. No mais, o trabalho está excelente!

Foto do Usuário Thaiz Lise 09-02-2021 09:50:35

O tema é relevante e atual, escrita bastante clara e dinâmica. Parabéns!!

Foto do Usuário Julia Mitie Shiroma 09-02-2021 09:50:35

O tema é muito interessante e o trabalho foi bem desenvolvido. Entretanto a amostra apresentada no estudo não representam a população brasileira, pelas características apresentadas.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.