Empreendedorismo como Aporte para o Empoderamento Econômico Feminino

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Empreendedorismo e inovação

Acessos neste artigo: 282


Certificado de publicação:
Certificado de Rúbia Oliveira Corrêa
Certificado de Jussara Maria Lima

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Jussara Maria Lima , Rúbia Oliveira Corrêa , Deise Araujo Das Chagas , Gustavo Dambiski Gomes De Carvalho , Thiago De Souza Oliveira

ABSTRACT
O empoderamento consiste em estratégias e ações que visam proporcionar a grupos menos favorecidos a redução de desigualdades e o alcance do desenvolvimento econômico e social. Empoderar economicamente, temática focal do presente estudo, significa ter autonomia de decisão sobre os próprios recursos financeiros. O empoderamento econômico da mulher representa um dos fatores que impulsionam igualdade de gênero, trabalho decente e desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, o presente artigo buscou investigar como o processo empreendedor contribui para o empoderamento econômico feminino. O trabalho foi caracterizado como uma pesquisa de campo, qualitativa, de natureza descritiva e exploratória. Os dados foram coletados por meio de um roteiro de entrevista semiestruturado e analisados comparativamente com o auxílio da técnica de análise de conteúdo. A pesquisa de campo revelou que, por meio do empreendedorismo, as mulheres entrevistadas obtiveram acesso a lazer, saúde, aumento da renda, respeito no âmbito pessoal e profissional e a autorrealização como mulher e empresária, resultando no seu empoderamento econômico.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Denise Teresinha Almeida Marcon 09-02-2021 09:50:35

É possível verificar que o artigo foi muito feliz ao analisar o processo processo feminino de empreender . Verifica o crescimento cultural, social e econômico das mulheres que foram ouvidas na pesquisa. O Artigo está bem fundamentado e embasado e traz recomendações para estudo futuro. Pode ser ampliado, mas já tem bastante a oferecer.

Foto do Usuário Denise Cristina Hencklein 09-02-2021 09:50:35

Tema muito interessante e pertinente. Leitura fluida e muito interessante todo o resgate do empreendedorismo feminino.

Foto do Usuário Thais Moura Carreira 09-02-2021 09:50:35

Excelente artigo, capaz de demonstrar de maneira clara e engrandecedora a capacidade de empreendedorismo e a grandiosidade da importância do empoderamento feminino. Trata-se de um artigo qualitativo e, considerando esse ponto, ele está perfeito. Como sugestão para próximo estudo, realizaria uma pesquisa quantitativa mais ampla, alcançando uma quantidade maior de empreendimento. Houve um foco maior nos pequenos empreendimentos, existe alguma pesquisa que alcance empresas de médio/grande porte e que tenham sido criadas por mulheres? Acredito ser importante demonstrar que a capacidade de resiliência e empoderamento gera, além de movimentação nas microempresas, um significativa relevância a nível de grandes empresas, que podem, muitas vezes, tornarem-se ainda maiores com o olhar feminino.

Foto do Usuário Juliana Mendes Barbosa De Araújo 09-02-2021 09:50:35

Ótimo tema para o momento que estamos vivendo. Principalmente para mim, que comecei a empreender durante a pandemia. Tenho como sugestão deixar mais claro o objetivo do trabalho na introdução.

Foto do Usuário Alexia Silva Zeferino 09-02-2021 09:50:35

Parabéns pelo artigo. Tema atual e muito relevante

Foto do Usuário Paola Vogt 09-02-2021 09:50:35

O trabalho possui um tema muito relevante e atual. No artigo é citado: ''Vale (2014) relata que o empreendedorismo não se caracteriza como um fenômeno de elite, estando mais amplamente associado às classes sociais mais baixas''. Será que, mesmo diante disso, existem pesquisas que tratam do empreendedorismo como aporte para o empoderamento econômico feminino em médias e/ou grandes empresas? Ótimo trabalho, parabéns!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.