GESTÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO DO PARQUE NACIONAL DA SERRA DA BOCAINA SUPORTADO PELA ANÁLISE SWOT

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Ambiental

Acessos neste artigo: 267


Certificado de publicação:
Certificado de José Ricardo Maia de Siqueira
Certificado de José Ricardo Maia de Siqueira

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

José Ricardo Maia De Siqueira , Bruna Dias Garcia

ABSTRACT
Esse estudo tem como objetivo analisar o perfil estrutural do Parque Nacional da Serra da Bocaina (PNSB) para alcance dos objetivos preconizados pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) para os parques nacionais. Para a análise interna, os dados foram coletados por meio de assertivas sobre forças e fraquezas do parque, elaboradas em escala Likert, onde os respondentes precisavam assinalar uma alternativa de acordo com seu nível de concordância.  E para a análise externa foi elaborado um roteiro de entrevista direcionado a um funcionário da gestão do parque, com perguntas abertas sobre oportunidades e ameaças. Foi feita uma revisão teórica sobre Legislação Ambiental, Mata Atlântica, Parque Nacional da Serra da Bocaina e Análise SWOT. O artigo trata de um estudo de caso sobre a gestão da unidade de conservação em questão.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário João Pinto Cabral Neto 09-02-2021 09:50:35

1- Faltou falar sucintamente dos resultados obtidos no resumo.

Foto do Usuário Antonio Ritter 09-02-2021 09:50:35

SUGESTÃO: Em pesquisa futura na UC dar maior ênfase em questões de gestão na elaboração dos questionários. PERGUNTA: Diante dos indicadores da pesquisa, qual é a proposição do pesquisador para a melhoria na gestão da UC?

Foto do Usuário Luiz Carlos Da Cruz 09-02-2021 09:50:35

Um trabalho interessante, visto que as ameças e as forças da unidade de conservação podem alternar-se de acordo com o uso dos espaços e até mesmo servir como aporte para dimensionar a capacidade de suporte em termos de produção ecológica

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.