A Contribuição da Auditoria na Consolidação da Governança Corporativa: um Estudo sobre uma Empresa Pública em Moçambique

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Acessos neste artigo: 298


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Eugenio David Nhavotso , Albino Alves Simione

ABSTRACT
O objetivo deste trabalho foi compreender qual tem sido a contribuição da auditoria na consolidação da governança corporativa nas empresas públicas moçambicanas. O estudo baseou-se em uma abordagem teórico-conceitual que associa as conceções sobre a relevância da auditoria e o uso dos princípios de governança corporativa para o melhoramento dos resultados da gestão organizacional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva desenvolvida com recurso ao método de estudo de caso que envolveu a empresa publica a Regadio do Baixo Limpopo – RBL, EP. Os dados da investigação foram coletados mediante a realização de entrevista semiestruturada e pesquisa de documentos submetidos à técnica de análise de conteúdo. Os resultados mostram que apesar da empresa apresentar algumas práticas de gestão de certo modo alinhadas aos preceitos da governança corporativa, prevalecem ainda constrangimentos na estrutura de auditoria e deficiências nos mecanismos de prestação de contas, transparência e divulgação da informação relativa à gestão empresarial efetivada.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Amilson Carlos Zanetti 09-02-2021 09:50:35

Foto do Usuário Brenda Melissa Fonseca 09-02-2021 09:50:35

O tema é interessante e de relevância pelo fato da inserção dos princípios de Governança Corporativa em Moçambique serem ainda novos, o que faz um cenário pouco discutido. Além disso o texto se discorre muito bem em uma ordem lógica. Contudo há presença de alguns erros gramaticais e ortográficos. Ademais, possui alguns conceitos imprecisos, no qual tem-se a premissa de que o leitor alvo já os conhece (Ex: na metodologia). Por fim, o artigo cumpriu com os seus objetivos. Parabéns !

Parabéns aos autores pelo belo texto. Por fim gostaria de perguntar: O que levou a escolha de empresas publicas? Para próximos estudos sugiro que os quadros sejam mais resumidos de forma que a leitura seja mais fluída.

Foto do Usuário Osmar Junior Pereira Dos Santos 09-02-2021 09:50:35

Um artigo muito consistente e interessante, porém, senti falta de uma fundamentação teórica baseada em textos científicos, isto é, o autor foca muito mais em manuais acadêmicos. O texto apresenta uma rasa discussão sobre a Governança em Moçambique, não dando maiores detalhes. Minha sugestão é de tentar expandir a amostra para uma maior quantidade de empresas.

Foto do Usuário Lorena Marques De Sousa 09-02-2021 09:50:35

O tema e o estudo de caso são interessantes, porém não aprofundou muito a discurssão sobre Governança Corporativa em Moçambique. No decorrer da leitura, é notória a presença de erros ortográticos e gramaticais. Tirando essas ressalvas, o artigo atingiu seus objetivos.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.