A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO FERRAMENTA DE APROXIMAÇÃO DA COMUNIDADE: ESTUDO SOBRE O PROJETO DE EXTENSÃO “CCA DE PORTAS ABERTAS” DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Acessos neste artigo: 280


Certificado de publicação:
Certificado de CARLOS ALBERTO SAPATA CARUBELLI
Certificado de Luana Morais De Aguiar

Certificado de participação:
Certificado de Luana Morais De Aguiar

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Luana Morais De Aguiar , Carlos Alberto Sapata Carubelli , Aline Cardozo Pereira , Jean Bressan Albarello , Leila Beatriz Hersing Costa , Walter Quadros Seiffert , Mariana Pereira Marques

ABSTRACT
O presente trabalho tem como objetivo expor o papel da extensão universitária na aproximação com a sociedade, tendo como exemplo o projeto de extensão “CCA de Portas Abertas” da Universidade Federal de Santa Catarina. O estudo tem como abordagem o método qualitativo e se caracteriza por ser descritivo. Através deste estudo, fica evidenciado que a extensão é necessária para a relação universidade-comunidade e que ações como o “CCA de Portas Abertas” promovem o intercâmbio de conhecimento e legitimam o papel da universidade perante a comunidade ao seu entorno.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Stella De Mello Alves 09-02-2021 09:50:35

Apesar do tema ser relevante em virtude da importância das atividades de extensão para o desenvolvimento das IES e também da sociedade, o artigo é apresentado de forma bastante resumida, dificultando o aprofundamento da discussão. O artigo é bem escrito e possui coerência e coesão. Deixo a sugestão para que os autores possam apresentar um artigo com discussão mais desenvolvida para que o estudo possa ser transmitido de forma eficaz. O questionamento que faço é o seguinte: Levando em consideração a importância das atividades de extensão, quais medidas deveriam ser tomadas por IES públicas para envolver os alunos de graduação e pós-graduação em projetos de extensão?

Foto do Usuário Rafael Pena Cerqueira Frias 09-02-2021 09:50:35

Adotando os mesmos parâmetros de avaliação deste evento, entende-se que, apesar do tema do artigo ser atual e relevante, algumas considerações merecem ser apresentadas, visando o aprimoramento do trabalho. Nesse sentido, verificou-se que o artigo não dispõe de uma seção específica destinada à fundamentação teórica. Além disso, a seção de metodologia requer um nível de detalhamento maior, com informações que indiquem, por exemplo, os motivos da escolha do “Projeto CCA de Portas Abertas”. Quanto aos resultados, apesar da apresentação de alguns exemplos de ações de extensão relacionadas ao projeto analisado, o estudo não deixa claro, por exemplo, a descrição e os objetivos das ações realizadas, além de não discutir os resultados com base em teorias (em razão da inexistência de uma seção específica destinada à fundamentação teórica). Feitas tais considerações (em caráter construtivo), gostaria de perguntar o seguinte: quais os aprendizados/benefícios obtidos pela Universidade em contrapartida à oferta de ações de extensão no âmbito do “Projeto CCA de Portas Abertas”?

Foto do Usuário Rafaela Da Costa Siqueira 09-02-2021 09:50:35

O tema apresentado é atual e interessante de se ler e pesquisar mais a respeito, porém alguns pontos merecem atenção, no que diz respeito a ausência de alguns itens, ou seja, a revisão de literatura não teve um espaço separado, um tópico direcionado somente a isto, não possui um espaço para a fundamentação teórica, assim como a metodologia poderia ser enriquecida com mais detalhes para assim facilitar o entendimento do leitor. Diante do exposto deixo uma pergunta: Quais os motivos que levaram a escolha do Projeto CCA Portas Abertas?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.