ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE COMPRA DOS INVESTIDORES INICIANTES NA BOLSA DE VALORES: um estudo de caso.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Marketing

Acessos neste artigo: 252


Certificado de publicação:
Certificado de Léia Maria Erlich Ruwer
Certificado de Léia Maria Erlich Ruwer

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Léia Maria Erlich Ruwer , José Carlos Ribeiro Barcelos

ABSTRACT
O presente trabalho aborda o tema comportamento de compra do consumidor, por meio do estudo do investidor iniciante na bolsa de valores do Brasil. Assim, buscando responder como os investidores iniciantes selecionam, compram, usam e vendem suas cotas de participação no mercado acionário; o presente artigo apresentou como objetivo geral pesquisar como um grupo de investidores iniciantes realizam essas atividades no mercado acionário. Para atender a este objetivo geral, foram  empreendidas ações no sentido de a)  Pesquisar e apresentar o referencial teórico referente ao Comportamento do Consumidor; Ferramentas, recursos e atitudes no mercado financeiro; Gestão de riscos e hábitos de investimentos; b) Pesquisar em um grupo de investidores iniciantes e levantar suas atitudes referentes suas cotas e estudos, de forma a levantar o seu comportamento e influência das informações recebidas no referido grupo; e, c) apresentar os resultados da pesquisa, e os reflexos da atuação desse tipo de grupo colaborativo no comportamento do consumidor investidor iniciante, contribuindo para as decisões relativas ao referido mercado. Os resultados demonstraram que a maioria dos investidores iniciantes atua com base nos conteúdos digitais disponibilizados em diversos meios; e que os grupos de Whatsapp possuem importante atuação no fomento desse tipo de informações, do qual faz uso o investidor iniciante para tomar suas decisões de investimento

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Guilherme Arevalo Leal 09-02-2021 09:50:35

O artigo possui completa conexão com a bibliografia existente e aborda de forma clara o tema de pesquisa do investidor iniciante.

Foto do Usuário Camila Belli Kraus 09-02-2021 09:50:35

De maneira geral o artigo está bem escrito e completo, gostei de tema e considero relevante. Sugiro aos autores que reescrevam os objetivos específicos pois ficou cansativo, inclusive, não há necessidade de expor o objetivo C, pois esse item é um processo natural da construção de um artigo. Os autores poderiam também reduzir um pouco a introdução e a fundamentação teórica, o excesso de conteúdo fez com que a formatação do artigo fosse prejudicada, o que, às vezes, prejudica a leitura. Acredito que as pessoas que possuem mais de 3 anos no mercado acionário deveriam ter sido excluídas da amostra, pois não podem mais ser considerados iniciantes. A conclusão ficou rasa, os autores deveriam ter se aprofundado mais nos achados do estudo ao invés de apenas dizer que o objetivo X foi respondido no capítulo Y. Seria melhor ter reduzido o referencial teórico para poder explorar mais a metodologia e os resultados, pois as contribuídos do trabalhos são encontradas através desses itens e não da fundamentação.

Foto do Usuário Gabriela Cassiano Abdalla 09-02-2021 09:50:35

O artigo apresenta um tema atual e que tem ganhado força graças a tecnologia. Senti falta de observações do próprio autor, principalmente na parte de resultados. Havia os dados da pesquisa e referências de outros autores, mas as informações não pareciam ter uma conexão entre elas. Acredito que seria interessante fazer uso dos gráficos e tabelas gerados pelo excel para uma melhor visualização do resultado. O artigo tinha como objetivo analisar o consumidor no mercado financeiro, mas não senti que o objetivo foi concluído. Então fica o questionamento, como é esse comportamento do consumidor?! Ficou muito vaga essa ideia.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.