ESTILOS DE LIDERANÇA EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO NA PERSPECTIVA DO LÍDER E DOS LIDERADOS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de RH

Acessos neste artigo: 2


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível
AUTORIA

Fabiula Meneguete Vides Da Silva , Elienai De Souza Nogueira

ABSTRACT
A presente pesquisa teve como objetivo identificar a percepção do líder (professor) e do liderado (alunos) em relação ao estilo de liderança praticado em grupos de pesquisa de instituições públicas de ensino na cidade de Manaus - AM, com base na teoria de liderança transformacional, transacional e laissez-faire. O estudo foi de natureza quantitativa e descritiva. A coleta de dados foi realizada por meio do questionário Multifactor Leadership Questionnaire - 5x (MLQ), ferramenta proposta por Bass (1985). O referido questionário foi adaptado no docs.google e para obter as médias foi utilizada a tabela dinâmica do referido programa. Participaram da pesquisa 22 professores e 52 alunos de instituições públicas de ensino de Manaus - AM. Como resultado, entre os líderes houve predomínio do estilo transformacional (M=7,72) e transacional (M=3,03) e entre os liderados o predomínio também foi do estilo transformacional (M=7,23) e transacional (M=2,88). No entanto, o líder destacou a importância em possuir um senso de missão coletivo, e o liderado destaca que o líder o percebe como indivíduo e não somente como um membro do grupo, com base nas respostas dos questionários aplicados aos participantes.

Para participar do debate desse artigo, .


Comentários
Foto do Usuário Jordania Andrade Da Silva 09-02-2021 12:50:35

Na introdução deveriam ser expostos dados, de instituições de respaldo, para servir como base e mostrar a relevância do tema. Por que não expuseram esses dados? O objetivo geral advém do problema de pesquisa. Não ficou clara a pergunta problema. Por qual motivo a mesma não foi inserida? No método é importante dizer quando os dados foram coletados. Em quais datas? Não fica clara a forma de análise dos dados. Foi só pela estatística descritiva?

Foto do Usuário Neide Aparecida Peres 09-02-2021 12:50:35

Muito interessante o instrumento utilizado para o questionário. Artigo, claro, objetivo e chegou ao seu objetivo. Muito bom

Foto do Usuário Elzimarkson Castro De Lima Santos 09-02-2021 12:50:35

Tema proposto bem interessante para a pesquisa na área de liderança no contexto de formação,ressaltando habilidades de liderança no corpo docente.Porem ressalto a falta de exposições de dados na introdução para torna-la mais completa. Parabéns pela aplicação do questionário trazendo os resultados bem expostos alcançando o objetivo e relacionando os resultados com o tema proposto;

Foto do Usuário Adriana Silva 09-02-2021 12:50:35

Muto relevante o tema e valido para o tempo que vivemos.Sentir falta de exposições de dados na introdução para torna-la mais completa.