DRENAGEM URBANA E O IMPACTO NA SAÚDE DOS MORADORES: UM ESTUDO NO BAIRRO DO PLANALTO NO MUNICÍPIO DE NATAL/RN

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Acessos neste artigo: 303


Certificado de publicação:
Certificado de Leticia Stefany Silva De Moura
Certificado de Maria dos Prazeres Teodosio da Silva

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Laysce Rocha De Moura , Maria Das Vitórias Dos Santos Fernandes , Maria Dos Prazeres Teodosio Da Silva , Leticia Stefany Silva De Moura

ABSTRACT
RESUMO

O presente artigo tem por objetivo averiguar os impactos causados à saúde dos moradores, decorrente da deficiência na infraestrutura do sistema de drenagem do bairro Planalto, localizado na Zona Oeste da Cidade do Natal/RN. Diante disso, foram analisados o sistema de drenagem do bairro, as legislações vigentes e as secretarias responsáveis pela política pública de direcionamento e manejo das águas pluviais. A metodologia adotada foi de natureza aplicada com caráter exploratório e descritivo e abordagem quantitativa pelo método de amostragem aleatória simples. A partir de então, foram aplicados formulários que buscaram avaliar a percepção dos moradores acerca do sistema de drenagem e as doenças relacionadas à deficiência nesse sistema com enfoque nas arboviroses registradas no banco de dados da Secretaria Municipal de Saúde - SMS, no período de janeiro de 2015 até 05 de outubro de 2019. Como resultado, este estudo apontou que, após avaliação das respostas dadas pelos moradores e dos dados da SMS, ficou evidenciado que a deficiência no sistema de drenagem de águas pluviais no bairro pode ser apontada como possível causa das arboviroses registradas no período abordado, sendo assim, uma questão que merece atenção por parte dos órgãos públicos. Para tal, a implementação correta do Plano Diretor de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais - PDDMA vem a ser o caminho para melhorar a infraestrutura local e dar o direcionamento adequado para as águas pluviais.
 
PALAVRAS-CHAVE: Drenagem Urbana. Saúde Pública. Doenças Pluviais.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Milena Fenalti Dos Santos Lacerda 09-02-2021 09:50:35

O processo de urbanização em muitas cidades no Brasil ocorreu de forma desordenada, com o uso e a ocupação do solo urbano sem planejamento. Atualmente faz-se necessário inúmeros estudos de como organizar o caos urbano e proporcionar melhores condições de moradia e saúde para a maioria dos brasileiros, especialmente as classes menos favorecidas. O artigo contribui para os estudos da administração pública, bem como apresenta-se de forma clara e objetiva. Parabéns.

Foto do Usuário Jean Bressan Albarello 09-02-2021 09:50:35

Artigo extremamente relevante e atual que aponta possíveis soluções para alguns problemas comuns da área.

Foto do Usuário Alexandro De Almeida Barbosa 09-02-2021 09:50:35

Texto bem coerente com a metodologia apresentada, contextualiza os parâmetros de recorte de pesquisa. Trabalho muito relevante, contemporâneo.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.