ECONOMIA DO CONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração da Informação

Acessos neste artigo: 2


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível
AUTORIA

ABSTRACT
Apesar da parcela da produção do conhecimento no PIB ter aumentado nas últimas décadas, nossas sociedades humanas estão sendo caracterizadas simultaneamente por fenômenos sérios, tornando a comunidade global cada vez menos sustentável, sendo assim, em decorrência deste trabalho, percebe-se poucos estudos científicos que considere a Economia do Conhecimento como propulsora do desenvolvimento de maneira sustentável, não considerando-a , portanto, como uma economia sobre o qual as ideias, informações e as formas de conhecimento suportem somente o crescimento econômico. Com intuito de contribuir parcialmente com o preenchimento desta lacuna e também por não ter identificado estudo similar, sintetiza-se a literatura sobre a temática e apresenta-se uma revisão sistemática da literatura (RSL), compreendendo o período de 2001 a 2019, com 44 estudos incialmente, mas ao recorrer ao software VOSviewer para identificar as tendências da literatura e categorizá-los tematicamente, utilizando-se do bibliographic coupling, diminuiu a amostragem final para 27 artigos. Os resultados foram analisados sob duas perspectivas: descritiva e de conteúdo. Esta RSL justifica-se em face da relevância do assunto abordado mundialmente, ora comprovada com a Agenda 2030, com objetivos e metas a serem alcançadas pelos 193 Estados Membros da ONU no período de 2015 a 2030.  Como resultados específicos, em se tratando da distribuição dos estudos nas áreas geográficas, observa-se uma concentração de estudos em países Europeus (45%), seguido de perto pelos países Asiáticos (40%) e pouca participação da Oceania, África e América, com 5% cada. Num cenário ainda menos favorável, percebe-se uma carência de pesquisas em países da América Latina, possivelmente por estudiosos desta área publicarem em língua não inglesa. Quanto aos resultados relacionados à análise de conteúdo, identificou-se 05 tendências de investigações na literatura.
Palavras chave: Desempenho organizacional; Sociedades sustentáveis; Capital intelectual; Capital social; Bibliographic coupling.

Para participar do debate desse artigo, .


Comentários
Foto do Usuário Dione Gelton Da Silva 09-02-2021 12:50:35

excelente trabalho e pertinente. Bem estruturado com objetivos claros, entretanto a metodologia deveria ser melhor apresentada.

Foto do Usuário Fárlei Cosme Gomes Dos Santos 09-02-2021 12:50:35

O tema tem grande relevância frente no cenário atual. Trabalho bem estruturado, dentro das normas e bem escrito com resultados claros. Além da sugestão para revista, sugiro também, revisão do sumário da figura 1, com sugestão de um fluxograma; na Tabela 3. Países onde ocorreram as pesquisas, sugiro substituir por um gráfico de barras para um melhor entendimento do leitor. Trabalho bem escrito com potencial para futuros desdobramentos.