Gestão Pública e Saúde: Avaliação da qualidade dos serviços públicos em Saúde no município de Passira

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Acessos neste artigo: 2


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE SEU TRABALHO

AUTORIA

Adriana Tenório Cordeiro , Cíntia Ferreira Da Silva

ABSTRACT
Este artigo considera a importância da qualidade do atendimento aos usuários dos serviços públicos, com objetivo de avaliar a percepção de usuários acerca da qualidade em serviços públicos de saúde na cidade de Passira-PE. A metodologia inclui pesquisa bibliográfica e de campo, os dados foram coletados por meio da aplicação de questionário estruturado e destinados aos cidadãos usuários da principal unidade de atendimento do município de Passira. Foi possível concluir que os serviços públicos municipais de saúde de Passira são considerados insatisfatórios pelos usuários sobre os aspectos tangíveis e intangíveis em relação da qualidade dos serviços de saúde do município. O único aspecto melhor avaliado foi a fácil localização da unidade hospitalar do município. É preciso prover uma melhor organização dos serviços, e proporcionar atendimentos mais efetivos e rápidos. A abordagem da competência pode ser utilizada para promover a prestação de um serviço público de saúde com mais qualidade, e tornar a gestão de organizações públicas mais flexível.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Marcos Eustáquio Soares 09-02-2021 12:50:35

A literatura consultada não é recente e as autoras praticamente não buscaram artigos científicos revisados por pares. Algumas conclusões carecem de referencial teórico de suporte ou de clareza dos dados que serviram de base para as mesmas. Pela característica do município, acredito que a aplicação de questionários em meio papel, com entrevistas feitas diretamente aos usuários do sistema de saúde, seria mais rica. O uso de formulários do Google Docs, no caso de Passira-PE, deve ter sido uma das razões para a amostra por conveniência ter sido relativamente pequena.

Assim como nos setores privados e não governamentais, no setor público o conceito de gestão, eficiência, eficácia e efetividade também estão implícitos, com a diferença de que a efetividade essencialmente torna-se um ganho social. Dessa forma, o tema é relevante, mas senti a necessidade de um referencial teórico mais atual, que buscasse fazer uma ponte entre a gestão pública e a concepção de qualidade. Os autores poderiam buscar mais respaldo científico no que se refere a qualidade dos serviços para uma gestão pública orientada para resultados positivos para a população do município.