“FUI CONTRATADO(A), E AGORA?” PRÁTICAS DE SOCIALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO DE COLABORADORES NO CENÁRIO EMPRESARIAL PESSOENSE

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de RH

Acessos neste artigo: 323


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Janayna Souto Leal , Karmen Raiany De Alexandria , João Batista Soares Neto

ABSTRACT
Os processos de socialização e orientação procuram envolver tanto a organização quanto o colaborador, resultando em maior comprometimento e alcance dos objetivos estabelecidos. Assim, este trabalho tem como objetivo geral analisar como o colaborador percepciona o processo de socialização e orientação aplicados pelas organizações no cenário empresarial pessoense. Para tanto, foi adotada uma abordagem qualitativa com uma coleta de dados realizada por um roteiro de entrevista estruturado com nove colaboradores de organizações diversas da cidade de João Pessoa – PB. O método empregado foi da análise de conteúdo, fundamentado nas categorias: práticas de socialização e procedimentos de orientação. Como resultados, foram identificados que os processos de socializar e orientar o novo colaborador são etapas cruciais para o desenvolvimento da organização. Nas considerações finais, verificou-se que tais procedimentos são complementares, auxiliando o recém-contratado a conhecer melhor o ambiente em que trabalha e o que dele se espera na execução de suas funções.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Jailson Santana Carneiro 09-02-2021 09:50:35

O trabalho está muito bem escrito e é relevante no cenário atual. Parabéns pela realização! Sugeriria uma revisão do tempo verbal para o passado, uma vez que o resumo já foi enviado para submissão. Como pergunta, trago: quais outros resultados constam na literatura a respeito dos processos de socialização de novos colaboradores? Poderia ser interessante inserir uma breve consideração na introdução com este contexto de estudos.

Foto do Usuário Josimaik Veras Liberal 09-02-2021 09:50:35

Parabenizo pelo trabalho apresentado. O artigo é interessante e coerente, que abrange uma situação vivenciada pela sociedade. Porque a pesquisa não foi feita em organizações de segmentos específicos?

Foto do Usuário Lívia Nogueira Pellizzoni 09-02-2021 09:50:35

Resumo apresenta temática interessante e atual para áre ade RH. Escrita clara e fluida, metodologia adequada para o contexto. Parabéns aos autores!

Foto do Usuário Léia Maria Erlich Ruwer 09-02-2021 09:50:35

O tema é relevante, oportuno e contemporâneo. Escrita clara e fluída. Parabéns pela realização! Como contribuição, pergunto: é possível contextualizar esse cenário (da amostra) como sendo de todo o panorama pessoense? Poderia esclarecer quem são os respondentes, qual a situação de contratação atual, como foram contatados, escolhidos?

Tema de grande relevãncia, trabalho bem desenvolvido, com importantes contribuições acerca da temática. Objetivos, hipóteses e método muito bem estruturado.

Foto do Usuário Sheila Trícia Guedes Pastana 09-02-2021 09:50:35

Estudo bem estruturado e atende ao objetivo estabelecido.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.