DIAGRAMA DE ISHIKAWA COM FERRAMENTA DE DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO NA CULTURA DO TOMATE

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agronegócios

Acessos neste artigo: 246


Certificado de publicação:
Certificado de Jackeline Leandro Dublim

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Jackeline Leandro Dublim , Suzani Vanesa Schiefelbein Olmedo

ABSTRACT
O presente estudo objetivou realizar o diagnóstico estratégico das propriedades agrícolas familiares no Município de Antônio João-Ms. Demonstrando a importância do diagrama de Ishikawa como importante ferramenta metodológica utilizado no âmbito da gestão a fim de evidenciar fenômenos relacionados a cadeia produtiva do tomate nas pequenas propriedades que utilizam a atividade agrícola familiar situadas no município de Antônio João MS. Para isso como construto metodológico esta pesquisa foi composta de dados de informações coletadas a partir de pesquisa de campo utilizando como instrumento de pesquisa questionários estruturados aplicados aos produtores rurais responsáveis pela produção e acesso a gerenciamento das propriedades. Além disso a pesquisa foi realizada com 20 produtores que se identificavam como agricultores familiares que possuem pequenos loteamentos com a produção de tomate em sistema convencional de plantio. Os desdobramentos deste estudo apontam para evidencias que comprovam o pouco ou nenhum conhecimento acerca das ferramentas supracitadas. Desta forma, a aplicação desta metodologia demonstrou que produtores tem pouco ou nenhum conhecimento sobre ferramentas de gestão, não identificando seu ambiente organizacional, além de não identificar as causas e efeitos de determinados problemas decorrentes do sistema de produção, necessitando, portanto de um maior conhecimento, para desenvolver suas atividades mediante a produção e o ambiente pelo qual o agricultor familiar está inserido.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Andre Chagas De Sousa 09-02-2021 09:50:35

Trabalho bem interessante, alinhado com uma das ferramentas da administração. Porém, precisa dá uma melhorada na formatação.

Foto do Usuário Andréa Rodrigues Barbosa 09-02-2021 09:50:35

Parabéns pelo trabalho! Apenas sugiro melhorias ortográficas, gramaticais, bibliográficas, e de organização na apresentação dos resultados.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.