Gerenciamento de Riscos para a Pandemia de COVID-19: Estratégias Individuais e Coletivas

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão estratégica

Acessos neste artigo: 266


Certificado de publicação:
Certificado de James Cleiton de Oliveira Sá

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

James Cleiton De Oliveira Sá , Luiz Antonio Perrone Ferreira De Brito , Mônica Franchi Carniello

ABSTRACT
Desde a gênesis da espécie humana sabe-se que as maiores crises que a atingiram vieram da natureza, a história sempre as tem registrado. Catástrofes naturais como terremotos, maremotos, erupções vulcânicas e doenças de toda estirpe têm nos devastado há tempos. Na atual pandemia do SARS-CoV-2, que vem assombrando a humanidade com o colapso do sistema de saúde, grande número de mortes, consequências econômicas e sociais imprevisíveis, só há uma certeza: a civilização não será a mesma depois deste evento. Para amenizar as consequências o mundo inteiro se mobiliza para gerenciar os riscos pandêmicos em todos os níveis desde indivíduos isolados utilizando máscaras a governos impondo as mais drásticas restrições. Raramente toda a humanidade viveu a mesma ameaça. Sensibilidade e equilíbrio dos atores com poder decisório são mais necessários do que nunca foi. Líderes sóbrios que analisam todos os prismas desta crise sem precedentes são de alta relevância para utilizar o conhecimento humano acumulado e a expertise dos especialistas multidisciplinares. Há custos altos para prevalecermos e discussão do correto gerenciamento dos riscos amplia-se para aspectos éticos e sociais aqui levantados. O objetivo deste artigo é apontar e refletir as questões do gerenciamento dos riscos individuais e coletivos influenciados também pela percepção dos riscos sociais aplicados ao enfrentamento da pandemia de COVID-19. A pesquisa qualitativa foi realizada com revisão bibliográfica das publicações mais relevantes e recentes sobre o assunto juntamente com pesquisa preliminar da realidade dos dados sobre a pandemia até o dia 30 de maio de 2020 No caso da pandemia de COVID-19 concluiu-se que a percepção dos riscos são diferentes para cada pessoa, família, empresa, cidade, estado e países. Embora o tratamento específico ainda não esteja disponível, medidas preventivas e protetoras individuais gerenciam o risco pessoal de contrair a doença. Quanto aos atores sociais com poder decisório, estes precisam definir com exatidão o que precisam proteger para gerenciar de forma adequada os riscos e consequências sem visão de halo, visão de túnel ou interesses que não sejam para o bem comum.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Rodrigo Miguel Dos Santos 09-02-2021 09:50:35

Tema relevante e atual, traz estratégias para enfrentamento de adversidades durante a pandemia.

Foto do Usuário Cleide Machado Bleck 09-02-2021 09:50:35

O artigo é de muita relevância frente ao atual momento diante do COVID-19. Levantar o gerenciamento de risco de todos os atores e principalmente aqueles que tem o poder de tomar decisões em busca do enfrentamento da pandemia. Dentro desta perspectiva pergunto: Qual o principal desafio para o gerenciamento de risco dentro de uma realidade continental como o Brasil?

Foto do Usuário Luiz Rodolfo França Pinheiro 09-02-2021 09:50:35

O trabalho foca no atual problema vivido pela humanidade, trazendo uma visão do gerenciamento dos riscos desta pandemia, o que é interessante tanto aos gestores públicos quanto aos cidadãos comuns. Sugestão: ampliar e especificar mais a metodologia do artigo. Pergunta: na sua visão, os riscos da atual pandemia no Brasil indicam uma abertura mais ampla ou ainda restrições mais severas?

Foto do Usuário Marcia Eliza De Godoi Dos Santos 09-02-2021 09:50:35

Tema relevante e atual, uma problemática real vivida pela humanidade, o artigo discute questões sobre gerenciamento de risco, sobretudo no contexto da pandemia. Apresenta estratégias para enfrentamento das adversidades sociais, o estudo demonstra que a globalização, por sua vez, impôs exigências adicionais aos agentes sinalizando a todos a necessidade da busca pelo aperfeiçoamento pessoal e profissional. Contudo, como os autores enxergam neste contexto, as ações propostas pelos gestores públicos após o impacto da pandemia do novo coronavírus (Covid-19)?

Foto do Usuário Thatiany Soares Da Silva 09-02-2021 09:50:35

OTema do artigo é bastante relevante diante da atualidade.

Foto do Usuário Marili Siqueira Da Silva 09-02-2021 09:50:35

Artigo muito bem feito, assunto bastante relevante de boa contribuição ao aprendizado

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.