O FEEDBACK DA LIDERANÇA: ESTUDO DE CASO COM COLABORADORES DE UM PROCESSO INDUSTRIAL

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de RH

Acessos neste artigo: 1204


Certificado de publicação:
Certificado de ANA FLÁVIA DE MORAES MORAES
Certificado de ELIANA VASCONCELOS DA SILVA

Certificado de participação:
Certificado de ANA FLÁVIA DE MORAES MORAES
Certificado de ELIANA VASCONCELOS DA SILVA

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Eliana Vasconcelos Da Silva , Ana Flávia De Moraes Moraes

ABSTRACT
Este artigo teve como objetivo analisar como é praticado o feedback pela liderança junto à equipe de colaboradores de um processo industrial. A função do feedback é promover uma retroalimentação acerca do desempenho do colaborador. É o momento em que o líder manifesta ao liderado sua percepção acerca do resultado de determinado trabalho, avaliando o desempenho do mesmo. O lócus da pesquisa foi a Flex Industries, uma empresa amazonense fundada há 25 anos no Polo Industrial de Manaus, onde sua especialidade é montagem de placas de eletroeletrônico. Em relação aos aspectos metodológicos, quanto à natureza, esta foi uma pesquisa aplicada. Em referência aos objetivos, foi uma pesquisa descritiva. No tocante à abordagem, esta foi uma pesquisa quantitativa. O procedimento utilizado foi um estudo de caso único. Como método para a coleta de dados, utilizou-se um questionário adaptado de Cardoso (2006). A área escolhida para a pesquisa foi a Produção de Inserção Manual, cujos colaboradores estão distribuídos nos seguintes cargos: operadores de produção, revisores de solda e testadores do processo produtivo. A escolha da área deu-se porque o Setor de Inserção Manual tem o maior número de colaboradores, com um total de 770 pessoas. A pesquisa ocorreu com 300 colaboradores, pelo critério de acessibilidade, o que corresponde a 38% do total de colaboradores da área. Os dados coletados foram analisados com base na estatística descritiva. Em conformidade com os resultados obtidos, 58% dos colaboradores da área de Inserção Manual mostraram que estão satisfeitos com a forma de feedback recebido. Assim sendo, os resultados indicam que os líderes estimulam de forma positiva a percepção dos funcionários acerca da prática do feedback. Ainda segundo os dados analisados, tornou-se evidente a necessidade de melhorar a capacitação dos gestores de forma a proporcionar a evolução dos indicadores com relação ao feedback na organização pesquisada, gerando um avanço na performance e ampliando a satisfação no trabalho. Como este estudo configurou-se como um estudo de caso único, poderia ser aplicado em outras organizações para confirmar os resultados e ampliar o entendimento acerca do processo de feedback, inclusive comparando-o com outras organizações do mesmo porte e segmento. Propõem-se ainda novos estudos em outras áreas e departamentos da organização que foi objeto desta investigação. Uma abordagem qualitativa também poderia ser utilizada com alguns colaboradores respondentes do questionário para que sejam submetidos a uma entrevista semiestruturada com o intuito de aprofundar questões de discordâncias identificadas nos resultados levantados.
Palavras-chave: Feedback. Liderança. Colaborador.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Jhonatan Da Costa Rosa 09-02-2021 09:50:35

Primeiramente parabéns pelo trabalho. Gostaria de deixar apenas algumas considerações para melhoria do mesmo. - O resumo poderia ser mais objetivo, apenas com as informações mais importantes - No referencial teórico os tópicos 2.1 a 2.4 poderiam estar em apenas um, de modo a uma maior fluidez do texto e facilitar a leitura do leitor.

Foto do Usuário Cassiana Santos Da Silva Farias 09-02-2021 09:50:35

O artigo possui clareza na dissertação e assertividade quanto ao alcance dos objetivos.

Foto do Usuário Daniele Campos Do Nascimento 09-02-2021 09:50:35

É um tema bem relevante e atual, e uma ferramenta de extrema importância para a rotina de uma Instituição, tão importante para a empresa, quanto para o colaborador, avaliando crescimento e desenvolvimento. Poderia haver um comparativo com outras instituições, como bem citado ao final do trabalho. Bem redigido e de fácil compreensão. Parabéns!

Foto do Usuário Isabela Cristina Matheus Silva 09-02-2021 09:50:35

O artigo foi bem elaborado e com tema muito importante no contexto industrial,pesquisa de campo feita com maestria e esclarecedor quanto a funcionalidade da ferramenta (o feedback) em uma empresa e sua importância sendo feito e aplicado de forma correta. O texto em alguns momentos poderia ser mais diretos e poderia ser usados estudos mais atuais sobre o assunto.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.