EVIDENCIAÇÃO DE PROVISÕES, PASSIVOS CONTINGENTES E ATIVOS CONTINGENTES: FATORES DETERMINANTES EM COMPANHIAS DO SETOR DE UTILIDADE PÚBLICA DA B3.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Acessos neste artigo: 283


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Carlos Adriano Santos Gomes Gordiano , Lucas Gomes Mendonça , Roberta Carvalho De Alencar , Cíntia De Almeida

ABSTRACT
Em consideração à importância da transparência na divulgação das informações financeiras junto aos diversos usuários da contabilidade, especialmente no que tange ao reconhecimento de contas de estimativa, que envolvem julgamento profissional, este estudo objetiva identificar os fatores determinantes da evidenciação de provisões e contingências junto a empresas de capital aberto listadas na B3 S/A. Para tanto, foram selecionadas companhias do setor de utilidade pública (energia elétrica, água e saneamento e gás), de modo que a população de estudo foi composta pelas 66 empresas do segmento. O estudo tomou como base a análise das Demonstrações Financeiras Padronizadas (DFP) do período de 2014 a 2018. Na sequência, tais informações evidenciadas foram relacionadas com 4 hipóteses de pesquisa, baseadas nas variáveis tamanho, rentabilidade, endividamento e governança corporativa. Pelo coeficiente de correlação de Spearman, buscou-se evidenciar o nível de disclosure de provisões e contingências com as hipóteses levantadas. Como principal resultado, observou-se que a hipótese relacionada a governança corporativa apresentou maior coeficiente de correlação. Além disso, pôde-se inferir que a média de aderência aos requisitos obrigatórios de divulgação de provisões e passivos contingentes entre as empresas que compuseram o estudo foi de 78,86%.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Michel Melo Arnaud 09-02-2021 09:50:35

O artigo constitui uma temática relevante com contribuições significativas

Foto do Usuário José Aparecido Moura Aranha 09-02-2021 09:50:35

A temática é relevante e os resultados contribuem para o avanço da Contabilidade.

Foto do Usuário Annandy Raquel Pereira Da Silva 09-02-2021 09:50:35

Trabalho muito bem estruturado, tiveram cuidado com todos os pontos do artigo, do início ao fim, resultados bastante consistentes, ótimo confronto entre os achados e estudos anteriores.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.