A PERCEPÇÃO DOS EMPRESÁRIOS DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS ACERCA DA GESTÃO FINANCEIRA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Finanças

Acessos neste artigo: 302


Certificado de publicação:
Certificado de Elan Nascimento Apolinário

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Rodolfo Jakov Saraiva Lôbo , Elan Nascimento Apolinário

ABSTRACT
A proposta deste artigo é investigar por meio de pesquisa de campo a percepção que os empresários de micro e pequenas empresas possuem acerca da gestão financeira de seu negócio. O estudo se inicia com uma revisão literária levantando alguns aspectos importantes da gestão financeira com foco em micro e pequenas empresas e em seguida foi realizada uma pesquisa de campo com empresários de micro e pequenas empresas no município de Cajazeiras – PB, sendo aplicado aos tais um questionário estruturado que utilizou escala tipo Likert pretendendo mensurar o grau de concordância ou discordância dos indivíduos quanto à questões relacionadas ao objetivo do estudo. Após coletados, os dados foram analisados por meio da estatística descritiva e observou-se que os empresários dão bastante ênfase ao fluxo de caixa, possuem amplo domínio acerca da margem de lucro de seus produtos e/ou serviços e alegam não estar sentido dificuldades para realizar a gestão financeira de suas empresas. O estudo também mostra que no âmbito da pequena empresa, a contabilidade ainda não atingiu a função de orientar o administrador em suas decisões na esfera financeira, ainda existe pouco entendimento acerca do balanço patrimonial por parte dos empresários e que o uso da informática para otimizar a gestão financeira ainda não é aplicado em sua plenitude nas micro e pequenas empresas. Acredita-se que o estudo proporciona uma contribuição para uma análise da gestão financeira em micro e pequenas empresas em todos os cenários possíveis, principalmente no cenário atual de crise.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Claudio Alencar 09-02-2021 09:50:35

A temática do artigo é bastante atual. Precisando melhorar só alguns aspectos ortográficos na parte dos resultados e discussões.

Foto do Usuário Kascilene Gonçalves Machado 09-02-2021 09:50:35

O tema abordado é relevante e a pesquisa apresenta contribuições a medida que faz o empreendedor refletir sobre a importância do gerenciamento financeiro da empresa, entretanto a condução da pesquisa em que o próprio entrevistado informa seu nível de conhecimento e percepção da gestão financeira da empresa, torna os resultados da pesquisa subjetivos. O ideal seria mensurar ''o conhecimento da gestão financeira'' a partir das demonstrações financeiras da empresa e cálculos de indicadores financeiros.

Foto do Usuário Cecy De Sousa Lucas 09-02-2021 09:50:35

O artigo tem um tema muito interessante, despertando o interesse pela leitura. Com relação ao referencial teórico, sugiro que possa explorar outros autores e descrever um pouco mais, aprofundar sobre cada tópico. E por fim, venho sugerir para um novo artigo a indagação : O quanto esse conhecimento/percepção acerca da gestão financeira impacta na sustentabilidade da empresa.?

Foto do Usuário Dulce Helena Teixeira E Silva 09-02-2021 09:50:35

Excelente trabalho, parabéns

Foto do Usuário Antonio Dias Pereira Filho 09-02-2021 09:50:35

A revisão da literatura deveria ser robustecida e atualizada. A análise dos dados poderia estabelecer um maior diálogo com estudos precedentes. O tema revela-se oportuno.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.