Etnografia e sua aplicação nas investigações no campo de Estudos Organizacionais: dificuldades e dilemas

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ensino e Pesquisa em Administração

Acessos neste artigo: 3


Certificado de publicação:
Certificado de Carolina Gomes de Araújo

COMPARTILHE SEU TRABALHO

AUTORIA

Ianaira Souza Baretto Neves , Carolina Gomes De Araújo

ABSTRACT
O caráter essencial da etnografia constitui-se pela “preocupação antropológica de entender o humano como ‘um ser cultural’ (''etno'') e de escrever sobre ele (''grafismo'') (Watson, 2011). Buscando uma fornecer uma rica percepção dos aspectos da vida cultural dos humanos, a etnografia pode ser entendida como uma representação escrita de uma cultura, tal qual de alguns aspectos selecionados da mesma (Van Maanen, 2011).
A Antropologia surge com o intuito de contrapor o que vinha sendo produzido pela ciência no século XIX, os estudos iniciais buscavam reconstituir os estágios da evolução humana a partir do que denominavam como povos “primitivos” e mantinham um olhar etnocentrista. Posteriormente, os antropólogos passam a integrar expedições científicas, permanecendo por anos em convívio com os nativos, aprendendo o idioma nativo e vivenciando situações cotidianas e, por fim, construíram o que seria a primeira formulação do método etnográfico (Malinowski, 1978; Uriarte, 2012).
Muito já foi aprimorado desde sua construção inicial, com os avanços na antropologia social britânica, na antropologia cultural norte-americana e, posteriormente, na Escola de Sociologia de Chicago (O’Reilly, 2009) e claramente o método mostrou-se fundamental para compreensão aprofundada do mundo da administração, das organizações e do trabalho (Alcadipani; Rosa, 2010). Segundo Van Maanen (2006), a etnografia é a representação escrita de uma cultura ou de aspectos selecionados dessa cultura e as etnografias organizacionais, tendendo a proporcionar a revelação e explicitar as formas e maneiras como as pessoas que trabalham, como explicam, tomam atitudes e gerem suas situações cotidianas” (Van Maanen, 1979). Por tanto, este texto apresenta como objetivo principal discutir a etnografia como método de pesquisa e sua aplicação nas investigações no campo de Estudos Organizacionais.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Domicio Moises Guambe 09-02-2021 12:50:35

Considero o tema de actualidade e interessante para os investigadores que realizam pesquisas etnográficas.

Foto do Usuário Luciene Laranjeira Diniz 09-02-2021 12:50:35

Muito interessante a discussão sobre a etnografia nas organizações! Parabéns! Senti falta do resumo, uma parte bastante relevante para o leitor.