Fraldas Descartáveis, um Desafio à Gestão Pública: Impactos, Políticas e Inovações

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Acessos neste artigo: 382


Certificado de participação:
Certificado de Ana Micheline de Sousa Silva

Certificado de publicação:
Certificado de Ana Micheline de Sousa Silva

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Carlos Henrique Maciel Cabral , Ana Micheline De Sousa Silva , Ricardo Junior De Lima , Leonio Jose Alves Da Silva

ABSTRACT
A crescente aquisição de fraldas descartáveis, bem como o descarte inadequado destas, criou desafios urgentes na formulação de políticas públicas ambientais, sanitárias, por conseguinte, de gestão pública, em nível mundial. A maioria das questões prementes sobre o tema ainda não foram devidamente tratadas pelas autoridades competentes, como notoriamente arriscadas. A pesquisa bibliográfica junto à análise descritiva, comporão o presente estudo, cuja ênfase será o impacto sanitário-ambiental. Com o estudo das políticas públicas inerentes, iniciativas privadas, leis, pesquisas, dados socioeconômicos, tal como, inovações, intenta-se conscientizar a sociedade, mobilizar pesquisadores, líderes de governo, outrossim, fabricantes
para possíveis intervenções.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Rogério Vieira De Lima 09-02-2021 09:50:35

Tema interessante, importante e atual. O assunto é de extrema importância principalmente por tratar de sustentabilidade.

Trabalho aborda um tema bastante relevante, está bem redigido, os objetivos e resultados estão bem apresentados. Como sugestão, trazer mais autores para ampliar as discussões sobre o tema. Como pergunta, gostaria de saber qual definição de política pública foi adotada pelos autores do estudo?

Foto do Usuário Gustavo Cesar Pereira De Santana 09-02-2021 09:50:35

O estudo é bastante pertinente pela relevância do tema. O trabalho conseguiu trazer contribuições à medida que expôs o descompasso entre a produção e descarte dos resíduos sólidos e propôs soluções inovativas por meio da participação dos diversos atores envolvidos, além de suscitar uma maior intervenção estatal por meio de políticas públicas. Como sugestão, acredito que os autores poderiam acrescentar no tópico de considerações finais algumas limitações à pesquisa, como por exemplo se há pesquisas anteriores sobre o tema abordado, se há limitações culturais que favorecem ou não aos resultados encontrados. Nesse sentido, nasce o questionamento aos autores sobre a ineficácia ao cumprimento da lei de política nacional de resíduos sólidos se estaria atrelada a aspectos culturais do país?

Tema muito relevante diante do impacto ambiental negativo que os mais diversos tipos de polímeros têm causado no equilíbrio ambiental e na saúde sanitária da população que está sujeito a esse tipo de lixo. Além disso, traz contribuições numa perspectiva multidisciplinar, tendo em vista que o impacto social associado a uma pesquisa de inovação tecnológica fornece elementos complementares para a construção de uma sociedade melhor. Pergunta: Provavelmente, a fabricação desse tipo de fralda biodegradável ou híbrida deve ter um custo alto. Qual o plano para pessoas que têm a consciência ambiental, mas não tem condições financeiras para custear?

Foto do Usuário Michael Emerson Da Silva 09-02-2021 09:50:35

tema atual e relevante no âmbito público. Sugiro apenas incluir mais conteúdo na bibliografia que acredito deixou a desejar. Poderiam incluir a importância do uso das fraldas para o bebes versus impacto econômico.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.