TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO (T&D): um estudo de caso na empresa All Clean localizada na cidade de João Pessoa – PB

Temas: Gestão de RH


Certificados:
Não disponível

Acessos nesse artigo: 1


AUTORIA

Jailson Santana Carneiro , Thaís Teles Firmino , Robéria César Souto Maior

ABSTRACT
Em um cenário em que o desempenho dos colaboradores é um fator determinante de vantagem competitiva, as estratégias aplicadas à gestão de pessoas vêm ganhando cada vez mais espaço. Desta maneira, este estudo focou nas práticas de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) com o propósito de identificar programas de treinamento úteis, eficazes e economicamente viáveis às necessidades do setor de vendas da empresa All Clean localizada na cidade de João Pessoa-PB, sob a ótica metodológica proposta por Marras (2011). Através da metodologia de Estudo de Caso, foram aplicados questionários mistos aos vendedores e diretor e realizadas observações assistemáticas na empresa. Todos os questionários foram respondidos. Após as análises, identificou-se a predisposição do gestor em investir em programas de treinamento, desde que apresentem viabilidade financeira e benefícios atrativos, com o objetivo de aumentar o volume de vendas. Para tanto, foi desenvolvida uma proposta de programa de treinamento para o alcance deste objetivo.

Para participar do debate desse artigo, .


Comentários
Foto do Usuário Sandro Feu De Souza 09-02-2021 12:50:35

O trabalho é desenvolvido de forma muito coerente, com um texto acadêmico leve e dinâmico. A metodologia é coerente com a proposta do trabalho. Porém, por se tratar de um estudo de caso de uma unidade, os resultados ficam restritos. Mas isso não desmerece o trabalho, cabendo uma ampliação futura de unidades para uma melhor apreciação e investigação de resultados, conforme proposto pela autora.

Foto do Usuário Josimaik Veras Liberal 09-02-2021 12:50:35

Artigo muito bem construído e a tema bastante relevante para as empresas. Logo seria interessante o estudo tivesse sido feito em mais unidades.

Foto do Usuário Lívia Nogueira Pellizzoni 09-02-2021 12:50:35

Parabenizo os autores pelo trabalho. O texto apresenta qualidade na escrita, a temática é bem interessante e o estudo de caso traz uma percepção mais aprofundada que permite maior reflexão a respeito do tema.