RELACIONAMENTO INTEROGANIZACIONAL ENTRE O DETRAN.SP E O PROGRAMA POUPATEMPO: ESTUDO EM UMA UNIDADE DO INTERIOR DE SÃO PAULO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão estratégica

Acessos neste artigo: 2


Certificado de publicação:
Certificado de Andréia de Abreu Siqueira

COMPARTILHE SEU TRABALHO

AUTORIA

Andréia De Abreu Siqueira , Igor Araujo Dos Santos

ABSTRACT
A dinâmica competitiva das últimas décadas, muito decorrente da intensificação do processo de globalização e interdependência dos mercados,  tem trazido um novo cenário de atuação para as empresas. Nesse cenário, torna-se cada vez mais difícil sobreviver sozinha, forçando a busca por alianças estratégicas e ações de parcerias entre as empresas em suas cadeias de valor. A busca por alianças estratégias tem também sido observada em organizações públicas. Entre os motivos, estão a busca pela melhoria nos níveis de serviço aos cidadãos, maior transparência e confiabilidade e otimização no uso dos recursos. Enfim, uma busca pela melhoria do desempenho. Este artigo se situa neste recorte de discussão, tendo como propósito diagnosticar como tem ocorrido a inter-relação entre o programa Poupatempo e o Detran.SP em uma unidade do interior do estado de São Paulo, levantando os ganhos obtidos na prestação de serviços e as dificuldades enfrentadas. Para tanto, realizou-se um estudo de caso sendo utilizadas as técnicas de entrevista com gestores e profissionais técnicos do Detran, análise documental e observação direta, durante o segundo semestre de 2019.  Os resultados apontaram que houve uma otimização nos processos de prestação de serviços realizados pelo Detran, tanto para a organização em si como para os usuários. O alinhamento com o programa Poupatempo, especialmente por meio da sua filosofia de nível de atendimento, foi crucial no redesenho dos processos. No entanto, observou-se a presença de algumas dificuldades nesse inter-relacionamento, com destaque para ausência de confiança, desalinhamento de informações, choque entre os modelos de gestão e diferenças no nível de qualificação profissional.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário José Abel De Andrade Baptista 09-02-2021 12:50:35

Parabéns pela realização artigo, muito interessante, espero que continuem escrevendo

Foto do Usuário Erika Mayumi Kato-cruz 09-02-2021 12:50:35

Parabéns aos autores pela pertinência do tema, de grande relevância para o contexto de análise de parcerias interorganizacionais. O artigo está bem completo e demonstra a preocupação com a ética e a triangulação dos dados, senti falta apenas de uma análise mais aprofundada do relacionamento entre os agentes envolvidos, com vista a obter detalhes sobre a relação, o que se costuma esperar de um estudo de caso.