PROJEÇÃO DE DESEMPENHO ECONÔMICO DA CULTURA DA SOJA TRANSGÊNICA DE SEGUNDA GERAÇÃO SAFRA 2019/2020 PARA A REGIÃO DE RONDONÓPOLIS-MT

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agronegócios

Acessos neste artigo: 253


Certificado de publicação:
Certificado de Matheus Oliveira Cipriano

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Matheus Oliveira Cipriano , Maura Seiko Tsutsui Esperancini

ABSTRACT
Este trabalho teve como objetivo principal analisar o custo de produção e projetar o desempenho econômico da soja transgênica de 2ª geração na região de Rondonópolis, Mato Grosso, região escolhida por ser uma das maiores produtoras da oleaginosa no país e atuar como forte exportadora do grão, tendo como principal destino a China. Para determinar as projeções de rentabilidade foram estimados o custo operacional total e os seguintes indicadores de desempenho econômico: receita bruta; margem bruta sobre o custo operacional total; ponto de nivelamento; preço de equilíbrio; lucro operacional e índice de lucratividade. E para os preços de venda foram utilizados os valores da B3. Apesar da crise devido a pandemia do novo coronavírus, o agronegócio brasileiro teve destaque, e os produtores de soja de Rondonópolis-MT tiveram índice de lucratividade por volta de 50%, índice qual garante ótimos retornos econômicos para o sojicultor, que para esta análise teve lucro de R$ 2854,5.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Pedro Afini Gaiotti 09-02-2021 09:50:35

O trabalho se refere a um contexto muito relevante e atual, o método utilizado é adequado ao que foi proposto e apresenta uma grande contribuição para o tema, o trabalho é muito claro e objetivo. Minha pergunta seria se ainda pode ser esperadas muitas variações nos preços da commodity ?

Foto do Usuário Ana Flávia Albuquerque Ventura 09-02-2021 09:50:35

Artigo relevante com um tema muito atual. O título do artigo fala de projeção de desempenho econômico e no objetivo tem projeção da rentabilidade, sugiro deixar o título e objetivo mais alinhados. Melhorar a relevância do artigo no resumo. É necessário revisar o português e a formatação do artigo. Faltou relacionar esta pesquisa com outras pesquisas da área, com o intuito de mostrar qual o diferencial desta. Senti falta do referencial teórico para embasar melhor a pesquisa. É necessário melhorar a conclusão incluindo a relevância da pesquisa e sua contribuição. Achei a pesquisa muito interessante e, como sugestão para futuras pesquisas, os autores poderiam fazer um estudo comparando esses resultados com os produtores de outros países.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.