ESPIRITUALIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de RH

Acessos neste artigo: 282


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Luciano Miranda , Oderlei Ferreira Dos Santos

ABSTRACT
As organizações evoluíram no sentido de maximizar os sistemas de produção, e para tanto, os processos de gestão progrediram em consonância com as relações cada vez mais complexas com a sociedade. Junto a essa evolução, por muito das vezes, o domínio do determinismo econômico e financeiro impõe o lucro como objetivo de forma a desconsiderar partes do complexo sócio organizacional. Em alguns casos, chega a ofuscar a relação das organizações com seus stakeholders, derivando problemas que segundo Fernandes et. al. (2016) necessitam de um novo paradigma para serem solucionados, de forma a considerar as relações humanas em sua totalidade. Para Rego, Cunha e Souto (2007), pessoas são constituídas por razão, emoção e espírito, que por sua vez, pode caracterizar um novo movimento organizacional. Diante de tal argumento, o tema deste artigo consiste em identificar características na gestão que podem ser consideradas aspectos de espiritualidade no trabalho. Para obter respostas, apresenta-se um estudo de caso exploratório-descritivo que abordou a empresa Elektro, por meio de seu Relatório de Sustentabilidade. Os resultados demonstram que diversos métodos e ações estabelecidas pela empresa convergem com o conceito de espiritualidade no trabalho. Além de sugestões para estudos futuros, a pesquisa também demonstra que além do lucro, fomentar o bem estar pela perspectiva espiritual pode ser um bom negócio.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Amanda De Oliveira Marinho 09-02-2021 09:50:35

Trabalho coerente, no que tange os parâmetros para avaliação. Trabalho que tem muito a contribuir com universo acadêmico e empresarial. Trazer uma relação, do que todos estão enfrentando, que essa temática pode ser amadurecida em outros ambientes. Como vocês avaliam as organizações que não vivenciam essa espiritualidade na gestão empresarial ? Existe consequências, caso sim quais são?

Foto do Usuário Mirian Cristina Vidal Da Rocha 09-02-2021 09:50:35

Interessante, bem escrito em todas as etapas e com bons autores. O tema é interessante e pouco estudado trazendo contribuições para área acadêmica.

Foto do Usuário Denilson Bezerra Marques 09-02-2021 09:50:35

O tema é interessante e deve ser estimulada pesquisas na área. O artigo poderia ter explorado de forma mais central as questões relativas a espiritualidade dos envolvidos no processo gerencial. Talvez em próxima oportunidade esse aspecto possa ser trabalhado pelos autores. Parabéns pelo tema.

Foto do Usuário Elzimarkson Castro De Lima Santos 09-02-2021 09:50:35

Parabens!Tema interessante e importantíssimo para o campo de atuação,pouco explorado nas organizações,porém que fazem toda a diferença. Pesquisa,bem argumentada e contextualizada trazendo resultados ao objetivo proposto!

Parabéns! Tema inovador e de bastante importância, conteúdo claro e rico em informações.

Foto do Usuário Sheila Trícia Guedes Pastana 09-02-2021 09:50:35

O artigo atende ao objetivo proposto e relevante .

Foto do Usuário Lilian Beatriz Ferreira Longo 09-02-2021 09:50:35

O artigo é muito interessante e aborda uma característica importante para a identificação e comprometimento do indivíduo com o trabalho. Além de despertar o foco para a temática que embora esteja crescente, ainda tem muito para ser explorada. Parabenizo os autores pelo ótimo trabalho.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.