¬¬Sucessão em empresa familiar, gestão do conhecimento e processo de aprendizagem: um estudo bibliométrico sobre a produção científica brasileira

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão estratégica

Acessos neste artigo: 2


Certificado de participação:
Certificado de Vitor Germano Bortolini Giongo

Certificado de publicação:
Certificado de Vitor Germano Bortolini Giongo

COMPARTILHE SEU TRABALHO

AUTORIA

Vitor Germano Bortolini Giongo , Jhony Pereira Moraes

ABSTRACT
Este estudo tem por objetivo realizar uma análise bibliométrica sobre a produção científica brasileira acerca da sucessão em empresas familiares, gestão do conhecimento e processo de aprendizagem. As empresas familiares constituem quase 90% do quadro de empresas brasileiras, correspondendo a 65% do PIB brasileiro e cerca de 75% de geração de emprego. Também, quase 70% das empresas familiares permanecem na primeira geração e pouco mais de 5% chegam até a terceira geração da família. Para a pesquisa foram analisados 1226 artigos na base de dados Scientific Periodicals Eletronic Library (SPELL). Em síntese, percebemos que apesar de existir literatura a respeito de sucessão familiar, muitas vezes o processo de sucessão das empresas familiares não é planejado e é abrupto. Entendemos, também, que existe uma deficiência de estudo quando se trata de interrelações entre gestão do conhecimento, aprendizagens e sucessão familiar.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

O tema é importante para a pesquisa e os autores cumpriram com a proposta inicial, fornecendo dados detalhados da pesquisa. Gostei muito de terem trazido ao tema o processo de aprendizagem, ainda pouco explorado. Sugiro que considerem, para futuros trabalhos, outras bases como Scopus e Web of science, que concentram artigos internacionais. Além de considerar análise fatorial para apurar as relevâncias do estudo bibliométrico.

Foto do Usuário Paraguassu Menezes Dos Santos 09-02-2021 12:50:35

TEMA muito atual e relevante. TEXTO flui muito bem. Pequena revisáo do texto faria jus a qualidade do artigo. MÉTODO descritivo, de natureza quantitativa. Creio que está adequado para atingir o objetivo proposto. Destaco no artigo a citaçáo ''Os estudos bibliométricos sáo relevantes porque auxiliam na sistematizaçáo das publicaçóes científicas e possibilitam compreender possíveis lacunas a serem investigadas em pesquisas futuras (CHUEKE; AMATUCCI, 2015)'' conforme enfatizado pelos autores deste artigo. RESULTADOS com riqueza de dados, reforçados em quadros e figuras, coerentes com o objetivo proposto. CONTRIBUIÇÁO: creio que o artigo contribui para o tema de estudo, apresentando o processo de sucessáo familiar com a inclusáo do viés da gestáo do conhecimento e do processo de aprendizagem. Demonstra que o tema é relevante e atual através dos resultados da pesquisa quantitativa e importância das Universidades fonte da maioria dos artigos.