DETERMINANTES DE DESEMPENHO ECONÔMICO-FINANCEIRO: UM ESTUDO EMPÍRICO DA FIRMA FIBRIA CELULOSE S.A. A PARTIR DA SIGNIFICÂNCIA DE MÉTRICAS FUNDAMENTALISTAS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Finanças

Acessos neste artigo: 254


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Leonardo Da Silva Rangel , Fatima Ferreira

ABSTRACT
Este estudo teve como objetivo determinar e verificar se as métricas contábeis fundamentalistas de análise financeira são significantes para explicar o desempenho econômico-financeiro da firma brasileira Fibria Celulose S.A no período longitudinal do 1º trimestre de 2009 ao 4º trimestre de 2018. Para analisar esta proposta foi utilizada metodologia de caráter descritivo, com base documental e abordagem quantitativa. Para análise dos dados foi empregado a técnica regressão linear simples e múltipla com uma amostra composta por 40 observações da firma analisada. Os resultados evidenciados sugerem que o endividamento de longo prazo alavanca os lucros desta firma pois apresentaram coeficientes positivos. As métricas de rentabilidade também indicaram que aumento nas vendas, diminuição de custos e despesas na vendas impacta positivamente no desempenho. A gestão de pagamentos a fornecedores apresentou significância positiva, indicando que prazos superiores de pagamentos influencia positivamente o retorno. Logo, evidenciou-se a relação inversa entre a liquidez e quocientes de retorno. Outros achados indicam que níveis altos de custo com terceiros afetam negativamente os resultados subsequentes da firma. Esses resultados contribuem como auxílio informacional a investidores habituais ou iniciantes, além de outros indivíduos que possam ter interesse de entrar no mercado financeiro, explanando tecnicamente análises de previsões por regressões com métricas financeiras fundamentalistas que podem ser feitas pelos mesmos a fim de proporcionar a melhor escolha no processo de negociação do mercado de capitais.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Trata-se de um bom trabalho, com uma metodologia interessante.

Foto do Usuário Leonardo Da Silva Rangel 09-02-2021 09:50:35

Tema Relevante e muito bem apresentado e discutido.

Foto do Usuário Samy Mesnik 09-02-2021 09:50:35

O estudo é interessante, porém não reforça a escolha pela empresa analisada ou a metodologia escolhida. Também não é mencionado no início as contribuições e as motivações desta pesquisa. Autor não menciona na conclusão se os resultados encontrados são semelhantes ou diferentes da literatura ou porque os resultados encontrados são relevantes para esta empresa, indústria ou perfil de empresa.

Foto do Usuário Fernanda Teixeira Franco Ribeiro 09-02-2021 09:50:35

Muito interessante. Porém senti a falta de justificativa do porque da escolha e da relevância do trabalho.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.