Lives em tempos de COVID-19: Uma atividade para combater o distanciamento universitário na suspensão do calendário acadêmico

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Evidências científicas e relatos de experiência sobre Covid-19

Acessos neste artigo: 2


Certificado de participação:
Certificado de Eric Ferreira dos Santos

Certificado de publicação:
Certificado de Eric Ferreira dos Santos

COMPARTILHE SEU TRABALHO

AUTORIA

Eric Ferreira Dos Santos , Daniel Ramos Nogueira , Vitor Hideo Nasu , Marcelo Resquetti Tarifa , Regis Garcia

ABSTRACT
Desde o início da Pandemia do COVID-19, as atividades cotidianas foram afetadas significativamente. Profissionais passaram a atuar em home office e universidades foram fechadas visando evitar a proliferação do vírus. No ensino superior, algumas Instituições de Ensino Superior (IES) optaram por suspender o calendário acadêmico, o que causou certo distanciamento dos estudantes e professores da rotina acadêmica. Preocupados em manter os estudantes conectados ao ambiente educacional e também visando compartilhar experiências profissionais, alguns cursos/docentes ofereceram lives para os discentes. Neste sentido, a questão de pesquisa que norteou essa análise foi “Qual a percepção dos estudantes sobre as lives apresentadas no período de suspensão do calendário acadêmico?”. O objetivo era analisar a percepção discente sobre as quatro lives que foram oferecidas no período por uma IES pública. Foi utilizado o questionário eletrônico para a coleta de dados e obteve-se o retorno de 24 respondentes. Após a análise dos resultados, constatou-se que o nível de satisfação médio foi de 4,14 pontos (escala de 1 a 5), demonstrando elevado nível de satisfação dos estudantes. Quando questionados sobre qual assunto gostariam de ver em uma próxima live, o tema mais solicitado foi a relação entre COVID-19 e a profissão contábil (como o profissional contábil pode auxiliar neste cenário; como afeta a profissão e assim por diante). Esse resultado colaborou para que a próxima live oferecida fosse sobre este tema, atendendo ao interesse do público discente. A iniciativa das lives foi muito elogiada e os discentes sugeriram mantê-las de forma permanente, mesmo após o retorno ao ensino presencial.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Dyesla Leandro De Souza 09-02-2021 12:50:35

Parabenizo pela abordagem e qualidade do trabalho produzido, estudo ímpar a situação que vivenciamos. Como sugestão, indico a possibilidade de um novo estudo, no segundo semestre, para avaliar variáveis nas respostas e identificar possíveis melhoras com a oferta das lives identificadas e sugeridas. Como pergunta: tem alguma informação sobre o acesso de internet pelos estudantes? Pode contribuir para discutir a participação em lives, por exemplo.

Foto do Usuário Jordânia De Sousa Gomes 09-02-2021 12:50:35

Parabéns pela qualidade do estudo realizado. Minha sugestão seria também saber a opinião, os relatos de quem está em home office. Ademais, O resumo está bem escrito, a introdução contém os elementos necessários para tal, assim, como o referencial teórico. A metodologia está suscita e clara. Os resultados estão bem escritos, mas sugiro mais análise nos dados e discussão destes. Conclusão bem feita, assim como colocado o fator limitante ser restrito ao Nordeste, seria interessante mesmo a aplicação em todo Brasil para analisar a percepção de cada região. No mais, minha pergunta é: o home office é considerado "eficaz" para que áreas profissionais?

Foto do Usuário Joao Carlos Alchieri 09-02-2021 12:50:35

Atual e objetivo na apresentaçao do metodo e resultados, poderiam ter ampliado revisao teorica e discussão

O texto está excelente, o tema super atual. Porém acho que se aperfeiçoasse com um referencial e uma discussão ficaria mais didático e de melhor compreensão. Sugiro trazer essas duas pautas em um artigo futuro.

Foto do Usuário Maria Idarlene Da Costa Cordeiro 09-02-2021 12:50:35

Parabéns pelo tema abordado, assunto atual que muitos alunos r professor estão passando. Minha pergunta é, acreditam que as aulas remotas futuramente pós pandemia, seja algo onde as universidades e escola publica/privada irão ofertar além das aulas presenciais e ead ja existentes? Ja que aulas remotas é um meio termo.

Foto do Usuário Aline Santos Castro 09-02-2021 12:50:35

Excelente escolha temática, haja vista o cenário mundial de crise, mas também se reinvenção das relações, das formas de ser e fazer, trabalho, estudos. Como sugestão poderia se aprofundar o referencial teórico, embasar os argumentos nos principais estudos sobre o tema e agregar valor a toda comunidade e ainda talvez abranger outras relações decorrentes desse cenário. Afinal, estamos preparados em todos os sentidos à essas mudanças? Não sei pela metodologia mas também não foram citadas as referências. Parabéns por levantarem essa bandeira.