Análise do desemprego, consumo e expectativas dos consumidores frente ao cenário da pandemia da COVID-19 em Mossoró - RN

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Evidências científicas e relatos de experiência sobre Covid-19

Acessos neste artigo: 283


Certificado de publicação:
Certificado de Levi Cunha Braga

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Levi Cunha Braga , Tenessee Andrade Nunes , Cassio Rodrigo Da Costa Almeida , Pedro Balduino De Sousa Neto , Aline Francilurdes Nery Do Vale

ABSTRACT
No final do ano de 2019, o mundo vivenciou o surgimento de um novo vírus na China que causava problemas respiratórios semelhantes à uma pneumonia. Era uma nova espécie de corona vírus, chamada de COVID-19. Logo em seguida, foi comprovado que o planeta foi atingido por uma pandemia em função desta doença. Neste sentido, este trabalho busca analisar o comportamento dos consumidores frente a este cenário. Portanto, baseado nestas considerações, o objetivo deste estudo foi analisar o desemprego, o padrão de consumo, a mudança nos gastos e as expectativas quanto ao futuro, dos consumidores frente ao cenário de pandemia da COVID-19 em Mossoró-RN. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, de caráter quantitativo. O instrumento para a coleta de dados constou da aplicação de um questionário com questões fechadas e com algumas proposições em escala Likert de 5 pontos adaptada. Como metodologia de análise, foi utilizada estatística descritiva, através do uso da mediana e da transformação dos diferenciais semânticos da escala Likert em dados quantitativos. Além disso, os dados foram tabulados e apresentados com o uso de gráficos e tabelas. O estudo mostrou que os consumidores abordados nesta pesquisa estão cautelosos com relação a realização de compras, seja de alimentos ou de itens considerados não essenciais. Esse comportamento encontrado foi reforçado pelo fato de que os respondentes desta pesquisa disseram sentir-se apreensivos quanto ao futuro do país, e de não estarem confiantes com relação à possibilidade de melhoria no cenário econômico brasileiro pós-pandemia.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

O tema é interessante e relevante para atualidade. O referencial teórico foi pouco explorado para todas as temáticas avaliadas. Há alguns erros ortográficos e gramaticais. Alguns autores foram citados e não constam nas referências.A maioria dos artigos citados são nacionais. Sugere-se excluir os gráficos e deixar o referencial teórico mais robusto e que promover o diálogo entre os autores. Também incluir outros artigos internacionais. Até que ponto os dados tiveram significância estatística ?

Foto do Usuário Paula Gonçalves Sauer 09-02-2021 09:50:35

Tema relevante, pesquisa interessante, perguntas instigantes. Para uma continuação da pesquisa, poderia se utilizar logit, para fazer um ranking do que mais modificou no comportamento do consumidor.

Foto do Usuário Luciano Da Silva Ferreira 09-02-2021 09:50:35

Parabéns pelo trabalho, ele é muito atual e relevante. Identifiquei alguns (poucos) erros ortográficos. Em um momento do texto se fala que ''o mercado de trabalho brasileiro vinha esboçando uma recuperação em sintonia com a economia'' e nas considerações finais é dito que ''não há como inferir que este cenário foi em virtude da pandemia, ou se já era uma tendência que vinha acontecendo em virtude da desaceleração da economia'', enfim o havia uma recuperação ou uma desaceleração antes da pandemia? Poderia ter avançado mais na discussão dos resultados, mas a limitação de páginas definida pelo congresso pode ter implicado negativamente nesse sentido. Apesar de ser muito importante apresentar os detalhes da população, entendo que poderia reduzir nesse ponto para ampliar a discussão.

Foto do Usuário Tatiane Silva Tavares Maia 09-02-2021 09:50:35

Parabéns pelo empenho no tema, contudo resta ainda aprofundar nas discussões levantadas sobre um assunto tão relevante e que carece de estudos.

Foto do Usuário Priscila Portela De Azevedo 09-02-2021 09:50:35

Parabenizo pelo tema, relevância e por demonstrar empenho na pesquisa. Sugiro uma nova análise nos meses seguintes a pandemia e uma revisão ortográfica e de formatação.

Foto do Usuário Marling Rodrigues Gava Alvarenga 09-02-2021 09:50:35

Parabenizo os autores pelo trabalho, dado a relevância do assunto levantado. Faço apenas duas colocações: 1) Nr de pessoas que participaram da pesquisa, dado o nr de habitantes do município; e 2) a falta da correlação dos dados encontrado com a resposta da questão sobre renda, que identificou a classe social dos entrevistados. Poderia ter separado para mostrar a realidade em especial pela divisão social encontrada no município.

Foto do Usuário Lidice Uchôa Cordoville 09-02-2021 09:50:35

Um ótimo tema a ser explorado em meio a situação em que vivemos em proporção global! Questionamentos de grande relevância para sociedade foram abordados. Parabéns pelo trabalho.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.