ANÁLISE DO PROCESSO DE LOGÍSTICA REVERSA DO ÓLEO LUBRIFICANTE EM UMA EMPRESA DE SERVIÇOS AUTOMOTIVOS.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de Operações e Logística

Acessos neste artigo: 2


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE SEU TRABALHO

AUTORIA

Johnatan Tavares Da Silva , Renivaldo Rodrigues Ferraz

ABSTRACT
A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar a aplicação da logística reversa do óleo lubrificante automotivo no Centro Automotivo 3 Irmãos, diante das normas exigidas pelo CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) de tratamento e disposição final. Os principais autores utilizados como fundamentação nessa pesquisa foram: Leite (2017), Valle e Souza (2014) e Hugo et. al (2016) e a lei 362 do CONAMA. A metodologia que dá o apoio pragmático para esta pesquisa de abordagem qualitativa, caracteriza-se quanto aos fins como sendo descritivo e quanto ao instrumento de pesquisa foi utilizado um questionário com perguntas abertas e fechadas. O contexto formal dessa pesquisa foi no município de Piranhas, no Estado de Alagoas, tendo como local de pesquisa o Centro Automotivo 3 Irmãos. Os participantes da pesquisa foram a equipe que conta com 3 funcionários que são responsáveis pela troca de óleo e eventual armazenagem, até que a empresa coletora venha buscar o Oluc. Sendo assim, os resultados mostraram que o ensinamento e melhor aproveitamento do setor de logística pode ser abordado de forma mais ampla, gerando ainda mais pontos favoráveis para a preservação do meio ambiente. Por fim, nota-se que a empresa cumpre a legislação, e que o processo de descarte se faz sem agredir ao meio ambiente.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Leonor Farias Abreu 09-02-2021 12:50:35

A proposta é muito interessante e apropriada. Parabéns aos autores pela proposta para apresentação neste Evento. Como sugestão, observamos que a problemática e os objetivos aparecem nas considerações finais, e a partir disso, poderiam explicitá-los na introdução para que fique claro no início qual a intenção e o que se está estudando/respondendo. Na seção ‘a logística e seus desdobramentos’, considerando tratar-se de artigo, sugere-se pensar em substituir o termo ‘capítulo’ por seção, Nos Procedimento Metodológicos, poderiam explicitar/fazer um link da teoria apresentada como fundamentação com a pesquisa realizada. Revisar a lista das referências.

Foto do Usuário Gilson Scholl Pires 09-02-2021 12:50:35

O trabalho é relevante para a logística reversa! Parabéns. Para melhorar o trabalho é preciso a utilização de artigos de Journals indexados e de anos mais recentes. Senti falta de autores internacionais para melhorar o referencial teórico do artigo. Além de ter abordado de formais mais direta a logística reversa, tema principal do artigo. A metodologia não explica como foi realizada a pesquisa. O autor explica o tipo de pesquisa, mas não expressa as ferramentas usadas para coleta de dados e as técnicas para o tratamento dos dados encontrados. O que acaba sendo um problema para o leitor, pois não é possível identificar os passos de como foi realizado a pesquisa. Por que foram escolhidos apenas 3 funcionários? Os demais não se interessaram ou a resposta que seria dada por eles eram irrelevantes? Quem são esses funcionários que responderam? Trabalham na área específica. É preciso deixar isso mais claro.

Foto do Usuário Evandro Brandão Barbosa 09-02-2021 12:50:35

Excelente pesquisa. Os autores estão de parabéns! Por que não foi apresentada uma tabela ou quadro com valores monetários de custos e benefícios do processo de coletar e reciclar o óleo? Sugiro que a equipe de pesquisadores utilize o caso estudado como uma oportunidade de transformar o ambiente da pesquisa como um laboratório externo ao meio acadêmico com a assistência científica adequada, para que ali os acadêmicos possam fazer visitas e interagir com os trabalhadores que realizam o processo de coleta do óleo, para o futuro rerrefino.

Foto do Usuário Michelly Faria Carlos 09-02-2021 12:50:35

O trabalho está bem elaborado e o tema é importante para o cenário atual das empresas, uma vez que a preocupação com o meio ambiente se tornou ponto primordial para que elas consigam se manter no mercado. Além dos consumidores estarem se conscientizando e buscando por empresas mais ecológicas. O trabalho ficou ótimo, uma sugestão é melhorar o referencial teórico.