Análise do Eixo Acesso à Informação da Estratégia de Governança Digital: Um Estudo de Caso na Universidade Federal de Pernambuco

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Acessos neste artigo: 2


Certificado de publicação:
Certificado de Rogério Vieira de Lima
Certificado de POLIANA KARLA PEDRO DE OLIVEIRA

COMPARTILHE SEU TRABALHO

AUTORIA

Rogério Vieira De Lima , Poliana Karla Pedro De Oliveira , Paulo Victor Da Cruz Souto Maior , Marcílio Barbosa Do Nascimento

ABSTRACT
O objetivo principal dessa pesquisa foi levantar questionamentos sobre a temática do governo digital na transparência das ações governamentais para se alcançar mais eficiência e qualidade na gestão administrativa da Universidade Federal de Pernambuco. Dessa forma, a pergunta que norteou este trabalho foi: Os objetivos estratégicos do eixo Acesso à Informação da EGD vem sendo alcançados na UFPE? Após a análise e discussão dos dados levantados a partir dos sítios eletrônicos da universidade, sistema de informação e relatórios de gestão da universidade, obteve-se os seguintes resultados: quanto ao objetivo estratégico 01 (disponibilização e o uso de dados abertos), a pesquisa concluiu que a UFPE ainda está em fase de planejamento nessa área; já em relação ao objetivo estratégico 02 (transparência por meio do uso de TICs), os resultados da pesquisa apontaram avanços em dois pontos e deficiências em outros dois. A metodologia de pesquisa adotada é um estudo de caso com finalidade exploratória, cujo objetivo foi levantar questionamentos para reflexões e futuras pesquisas.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

excelente artigo. Temática bem atual de grande contribuição para o conhecimento

Foto do Usuário Bruno Penin Dos Passos 09-02-2021 12:50:35

O trabalho levanta um ponto importante sobre o acesso a informação da governança digital na UFPE. O debate é bem enriquecedor, além do tema ser bastante relevante. Os autores estão de parabéns, pois conseguiram expor o assunto com bastante clareza e de forma bem completa.

Foto do Usuário Isabel Teófilo 09-02-2021 12:50:35

- Artigo apresentou temática atual e relevante, com a utilização de metodologia coerente com os propósitos do trabalho. Resultados alinhados com os objetivos foram satisfatórios. Como destacado pelos autores, é importante refletir e dá continuidade aos estudos dessa natureza em outras instituições públicas. Mas como dito pelos autores “Atentos às potencialidades das TICs, os governos vêm intensamente formulando e implementando políticas públicas de governo digital para otimizar o uso das TICs nos processos de reformulação da gestão pública, no intuito de obter resultados mais efetivos em suas ações governamentais, bem como mais transparência em sua atuação”. Dessa forma, para os autores o que necessita ser feito para ser melhorada essa situação na instituição?

Foto do Usuário Alexandre De Freitas Carneiro 09-02-2021 12:50:35

Tema muito ATUAL e muito relevante, e, talvez poderia se relacionar ao GOVERNO ABERTO. No entanto veja falhas no Método, pois conforme ALVES-MAZZOTTI, (2006), O método do estudo de caso requer variadas técnicas para a triangulação de dados, o que foi feito no artigo. Deve-se descrever: Qual é o caso? Qual é o nível de análise? Quais são as unidades de análise? Qual é a proposição (em lugar da hipótese) de estudo? Não houve triangulação no método? Como foi elaborado o instrumento de pesquisa? Como foi estruturada a triangulação? Quem são os respondentes? O Estudo de Caso é considerado um delineamento, mais que um método, e para o devido rigor metodológico, requer vários métodos e a devida triangulação dos dados. ALVES-MAZZOTTI, Alda J. Usos e abusos dos estudos de caso. Cadernos de Pesquisa, v.36, n.129, p.637-651, 2006.

Foto do Usuário Ione Ferreira Guimaraes 09-02-2021 12:50:35

O tema é relevante porque a transparência nos portais é uma necessidade da população; compromisso e comprometimento da gestão pública e como instituição de ensino superior, formador de opinião deve servir de exemplo e lamentavelmente incorre em falhas como em todos os portais governamentais, por mais leis de acesso à informação e a dados abertos se tenha, não cumpridas à risca. Para pesquisas futuras, penso ser importante uma pesquisa dos principais clientes (alunos, professores, comunidade em geral), sobre quais informações gostariam de encontrar nos portais, já que há divergências de interesse entre mais uma administração pública e a finalidade de prestação a que se destina. Parabéns a equipe em trazer informações valiosas de interesse da sociedade, e a pergunta que se faz é se o grupo pretende expandir os estudos direcionados às Instituições de ensino superior, federais ou não, diante a sua importância de formadores de opinião que deveriam servir de exemplo na gestão pública?