MARKETING SOCIAL E SUA INFLUÊNCIA NO BRANDING E NA RELAÇÃO COM STAKEHOLDERS: O caso do Programa Jovem Aprendiz do CIEE – RORAIMA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Marketing

Acessos neste artigo: 318


Certificado de participação:
Certificado de Inaê Iandara Moraes de Andrade Huppes

Certificado de publicação:
Certificado de Inaê Iandara Moraes de Andrade Huppes

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Jacquelaine Machado , Inaê Iandara Moraes De Andrade Huppes

ABSTRACT
O estudo teve como objetivo analisar a influência do marketing social, direcionado ao programa jovem aprendiz do CIEE Boa Vista – RR, no branding e na relação com os stakeholders da instituição. Sua abordagem foi de caráter qualitativo e quantitativo com objetivos e problema descritivos. Como procedimentos metodológicos utilizou-se a pesquisa bibliográfica com embasamento teórico de autores para sustentar a discussão dos fenômenos apurados em campo, os quais contextualizaram conhecimentos das áreas de marketing, marketing social, branding e stakeholders. Procedeu-se pesquisa de campo, para coletar dados e informações necessárias para o desenvolvimento do estudo, por meio de entrevistas semiestruturadas com a consultora e a supervisora de atendimento do CIEE e com os stakeholders, entrevista estruturada com os jovens aprendizes e observação direta realizada nas dependências das organizações parceiras. Empregou-se ainda pesquisa documental para corroborar informações oriundas das fontes de evidências.   Os resultados alcançados nesta pesquisa foram capazes de responder aos objetivos estabelecidos. Quanto ao objetivo principal, verificou-se que houve mais retorno positivo quanto aos impactos causados pelo Programa Aprendiz tanto na vida dos jovens participantes, quanto para o stakeholders e marca vinculada a esses, assim como o agente intermediador.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Richard Perassi Luiz De Sousa 09-02-2021 09:50:35

O texto do artigo é bem escrito e houve um bem sucedido esforço para compor um texto acadêmico com correção formal, observando-se apenas pequenos descuidos. Por exemplo, faltou o plural na última frase do resumo: ''Aprendiz tanto na vida dos jovens participantes, quanto para o stakeholders e marca vinculada''. Não sou especialista em metodologia, mas acredito que a pesquisa é qualitativa, porque só observei um resultado quantitativo em um grande exercício de interpretação de fontes bibliográficas e documentais. Não foi mostrada a estrutura da pesquisa de campo. Mas, a pergunta é: Ao perguntar para os stakeholders, cuja função é atuar ''com a seleção e a contratação dos jovens aprendizes'', sobre a participação dos jovens não é óbvio que a resposta unânime seria; ''que os aprendizes contribuem de forma positiva com os resultados e alcance dos objetivos propostos'', e surpreendente foi um entrevistado responder que não?

Foto do Usuário Carlos André Da Silva Müller 09-02-2021 09:50:35

Os procedimentos metodológicos podem informar como o roteiro da entrevista estruturada está relacionada com a teoria.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.