DETERMINANTES DO EXPLORATION E EXPLOITATION NA ORIENTAÇÃO ESTRATÉGICA DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão estratégica

Acessos neste artigo: 257


Certificado de publicação:
Certificado de Pericles Ewaldo Jader Pereira

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Pericles Ewaldo Jader Pereira , Jéferson Deleon Fávero , Iara Regina Dos Santos Parisotto

ABSTRACT
Em um ambiente competitivo e em mutação as indústrias têm explorado o máximo de seus recursos para se manterem vivas. Para tal, esta investigação teve como objetivo identificar as variáveis determinantes das dimensões exploration e explotation na orientação estratégica do conhecimento de empresas brasileiras. Foi utilizando como modelo de pesquisa a Exploration e a Exploitation de Popadiuk (2012). Realizou-se um estudo exploratório e quantitativo, por meio de uma survey. A amostra foi composta por 353 empresas dos setores industriais e tecnológicos de Santa Catarina, Brasil. Utilizou-se da Modelagem de Equações Estruturais, por meio dos softwares estatístico SPSS e AMOS. Os resultados indicam que as organizações do setor tecnológico possuem determinantes da orientação estratégica do conhecimento voltada ao exploration. Já o segmento manufatureiro apresenta características distribuídas de forma equilibrada em suas variáveis, caracterizando orientação estratégica do conhecimento para ambidestra.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Considero o tema em estratégica EXPLORATION E EXPLOITATION relevante, e que ainda apresentam muita confusão de entendimento. O artigo apresentou-se de forma didática, possível de entendimento em vários níveis. Por favor considere algumas correções das palavras EXPLORATION E EXPLOITATION que ora se apresentam de forma equívoca. Os autores consideram no futuro, realizar um trabalho de triangulação dos dados?

Foto do Usuário Joao Leonardo Angeleti Souza 09-02-2021 09:50:35

O tema proposto é muito interessante. O artigo, entretanto, comporta algumas melhorias de fundo e outras de forma. A escrita pode ser aprimorada, sendo que uma releitura do trabalho por parte de seus trabalhos pode auxiliar não só nesse aspecto como também em atenção a algumas regras da ABNT que não foram integralmente observadas (sugere-se que sejam verificadas especialmente as seguintes: ABNT-NBR-6022-publicacao-periodica-cientifica / ABNT-NBR-6023-referencias / ABNT-NBR-10520-citacoes). Alguns parágrafos são compostos apenas por uma frase, denotando ausência de desenvolvimento substancioso além de não favorecer a fluidez da leitura. Quanto ao objetivo da pesquisa, consta que seria o de identificar as variáveis determinantes das dimensões exploration e explotation na orientação estratégica do conhecimento de empresas brasileiras. Não obstante, nota-se que a investigação se restringiu a organizações do Estado de Santa Catarina. Sugere-se, pois, adequar o título do trabalho e o próprio objetivo para que sejam coerentes ao estudo realizado. Na seção introdutória, os autores fazem menção a alguns resultados alcançados pela pesquisa. Sugere-se que os resultados não sejam indicados (ainda que sucintamente) na introdução. É conveniente que sejam brevemente indicados no resumo, porém na introdução não seria um ponto indicado do texto para tanto. Pergunta-se aos autores: muitas das afirmações escritas nas considerações finais não ficariam mais bem posicionadas na parte de análise de resultados? Além disso, a análise tal como foi apresentada é suficiente para dar respostas ao problema de pesquisa apresentado? Os comentários realizados foram com o intuito de colaborar para aprimoramento da escrita científica (o que pode ser feito antes da apresentação no próprio evento em caso de aprovação) e também desejando que os autores consigam apresentar contribuições relevantes fruto dos esforços empreendidos.

Foto do Usuário Natalia Jacon 09-02-2021 09:50:35

O artigo traz uma abordagem muito relevante para o tema e contribui através de sua pesquisa para um melhor direcionamento estratégico. Sugiro discorrer um pouco mais na apresentação dos resultados para facilitar o entendimento da pesquisa. Na conclusão é citada para futuras pesquisas a influência da cultura organizacional, de que forma isso poderia ser realizado?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.