A INFLUÊNCIA DO INSTAGRAM NO CONSUMO ONLINE: UMA INVESTIGAÇÃO EM UMA IES

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Marketing

Acessos neste artigo: 328


Certificado de publicação:
Certificado de Fábio da Silva

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Fábio Da Silva , Juliana Carvalho De Sousa , Anderson Lopes Nascimento , Antônia Andreza Da Silva Siqueira

ABSTRACT
O consumo faz parte da rotina do ser humano e com a evolução do comércio eletrônico surgem ferramentas que facilitam a vida dos consumidores e potencializam as suas práticas. O presente estudo tem como objetivo geral analisar a influência, uso e aplicabilidade da rede social Instagram no consumo online dos discentes de uma Instituição de Ensino Superior (IES). Foi utilizado como metodologia análise descritiva de natureza quantitativa. Foi utilizado um questionário já elaborado pela autora Silva (2017) para levantamento de dados, onde foi lançado o questionário online nas redes sociais facebook, whatsapp e também foi realizado uma coleta de dados com questionários impressos distribuídos aos alunos da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), campus Angicos, obtendo uma amostra de 150 respondentes. Os dados coletados foram tratados no software SPSS, utilizando os módulos de estatística descritiva e inferencial, análise fatorial, análise de variância (ANOVA). A partir da análise de dados chegou-se à conclusão que a rede social Instagram possui pouca influência perante a amostra analisada e que a maior influência de compra online vem da referência primária que se dá pelos familiares como os pais e irmão (s). Também foi obtido os fatores que influenciam a intenção de compra online dos discentes que são influenciadores sociais, busca de informação, percepção e aprendizagem, frequência de uso e referência primária.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Marina Dias De Faria 09-02-2021 09:50:35

A revisão de literatura poderia trazer mais artigos de revistas científicas para trazer mais robustez. Os autores acreditam que estudos feministas críticos poderiam contribuir para esta análise de diferença de gênero?

Foto do Usuário Tais Pasquotto Andreoli 09-02-2021 09:50:35

Trabalho bem redigido, com leitura fácil. Não entendi a estruturação do referencial teórico; sugiro inverter a sequencia, trazendo as bases conceituais para antes da contextualização acerca do Instagram. Boa aplicação das técnicas estatísticas. Nas considerações finais, senti falta da contribuição teórica e eventuais implicações gerenciais.

Foto do Usuário Tais Pasquotto Andreoli 09-02-2021 09:50:35

Trabalho bem redigido, com leitura fácil. Não entendi a estruturação do referencial teórico; sugiro inverter a sequencia, trazendo as bases conceituais para antes da contextualização acerca do Instagram. Boa aplicação das técnicas estatísticas. Nas considerações finais, senti falta da contribuição teórica e eventuais implicações gerenciais.

Foto do Usuário Sergio Enrique Faria 09-02-2021 09:50:35

O tema é interessante e uma verificação gramatical mais detalhada poderia deixar o trabalho melhor escrito. Como se trata de um estudo de comportamento me pergunto se os diagramas do modelo de comportamento de compra e comportamento do consumidor não seriam importantes de serem apresentados.

Foto do Usuário Elisiane Alves Fernandes 09-02-2021 09:50:35

O artigo é muito relevante para os dias atuais, sobre contar com as respostas apenas dos discentes desse universidade o resultado fica um pouco mascarado porque percebe-se que uma mesma comunidade pode influenciar os demais. O Instagram provavelmente é uma rede social bem ampla e as pesquisas referentes a ele devem ser em um número bem significativo. Em se tratando de redes sociais verifica-se que existiria a possibilidade de ampliação do universo da pesquisa, porém os pesquisadores optaram por verificar apenas no campus dessa instituição, um estudo mais amplo daria uma resposta mais significativa. É do interesse dos autores essa ampliação?

Foto do Usuário Suelane Alves Da Silva 09-02-2021 09:50:35

O conteúdo está adequado e relevante. Uma boa discussão. Porém carece de revisão ortográfica.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.