DESIGN THINKING COMO RECURSO FACILITADOR DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ensino e Pesquisa em Administração

Acessos neste artigo: 2


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE SEU TRABALHO

AUTORIA

Luiz Alberto Rocha De Lira , Carlos Vinicius Pereira Barbosa

ABSTRACT
Diante da revolução tecnológica o ensino-aprendizagem vem sofrendo constantes transformações. Assim, o modelo tradicional de ensino já não é tão eficiente como alguns anos atrás. Deste modo, este estudo tem por objetivo verificar a utilização do Design Thinking como recurso facilitador dentro do ensino superior. O Design Thinking é um importante recurso, que auxilia a estruturar e explorar os processos dentro das universidades, colaborando significativamente para o ambiente e práticas pedagógicas dos docentes. Porém, a utilização do Design Thinking depende muito do docente em experimentar pensar “fora da caixa” e desenvolver o espírito criativo e inovador junto aos discentes, pois o Design Thinking visa proporcionar uma nova forma de forma de pensar, onde é composto por um ciclo de etapas, inspiração, ideação e implementação. Quanto a metodologia de pesquisa, empregou-se pesquisa bibliográfica, a qual pode ser vista no referencial teórico, onde foram utilizados livros, artigos e consultas em sites sobre o tema abordado. Para tornar a pesquisa mais tangível, foi feito uma pesquisa de campo, aplicada por meio de questionário online utilizado para identificar as variadas características dos docentes do ensino superior público e privado, bem como entender seus conhecimentos quanto ao Design Thinking. Durante as entrevistas, notou-se a diversidade de perspectivas que os professores trazem para o ensino superior. Percebeu-se também a fragilidade que os docentes possuem quanto as novas técnicas, recursos e ferramentas no processo de ensino-aprendizado.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário James Santos Do Bomfim 09-02-2021 12:50:35

Parabenizo pela iniciativa e vamos as contribuições: Sugiro que o problema seja apresentado ainda na introdução do trabalho, como também o objetivo precisa ser mais bem delineado, mais afunilado para uma área específica do conhecimento (Administração, por exemplo). Ademais, o trabalho carece de uma investigação mais abrangente e mais relevante para academia, visando, por exemplo, averiguar como o Design Thinking colaborou no processo de ensino superior no curso de administração (ser específico); ou buscar mensurar se o processo de aprendizagem dos discentes foi otimizado por meio do uso da metodologia ativa; ou relatar experiencias experiências docentes vivenciadas no processo de aplicação da metodologia. Informações q possam contribuir de forma mais significativa com o processo ensino-aprendizagem, deixando um “legado concreto” para outros docentes, ao invés de buscar perguntar se o professor a conhece ou não o Design Thinking. Os resultados da “pesquisa de campo” não respondem ou buscam provar que o Design Thinking é um recurso facilitador do processo de ensino-aprendizagem no ensino superior.

Foto do Usuário Américo Da Costa Ramos Filho 09-02-2021 12:50:35

O tema é importante, bem válido como apresentação, mas poderia ter sido mais bem aproveitado, especialmente na pesquisa de campo de forma que as respostas pudessem ter sido mais desenvolvidas e evitadas maiores inferências.

Foto do Usuário Andréa Rodrigues Barbosa 09-02-2021 12:50:35

Parabéns pelo trabalho! Sugiro aproveitar mais os resultados da pesquisa, e em outra oportunidade, explorar mais sobre como os professores têm utilizado e se beneficiado com o uso do design thinking.