Finanças Comportamentais: Um estudo exploratório com consumidores inadimplentes residentes em Cidades do interior de Pernambuco.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Finanças

Acessos neste artigo: 249


Certificado de publicação:
Certificado de ingrid conceição da silva
Certificado de gabriela de vasconcelos

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ingrid Conceição Da Silva , Gabriela De Vasconcelos , João Paulo Barbosa Dos Santos

ABSTRACT
A expansão do mercado, as facilidades na obtenção dos produtos financeiros e o desenvolvimento do marketing, cria necessidades e estimula o consumo intensivo. No entanto, esse comportamento pode ocasionar o crescimento do endividamento. Diante do exposto, este artigo tem como objetivo identificar quais são os fatores que impactam no endividamento dos indivíduos residentes em cidades do interior de Pernambuco e os fazem se tornarem inadimplentes. Para a obtenção dos resultados foram aplicados questionários para o levantamento do comportamento financeiro dos respondentes. O estudo identificou que dentre os principais fatores comportamentais influenciadores do endividamento estão o elevado grau de estresse e ansiedade. Ademais, constatou-se que a dificuldade de fazer planejamento é o principal empecilho para uma boa gestão da renda da amostra analisada.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Fábio Chaves Nobre 09-02-2021 09:50:35

O tema é relevante, porém o artigo apresenta uma contextualização superficial sobre a temática, ou seja, faltou aprofundar mais na relação entre as características comportamentais do indivíduo e a inadimplência e, assim, fundamentar o problema de pesquisa. O referencial teórico está muito bem construído, o que poderia ter sido utilizado na contextualização do tema na introdução naquilo que é pertinente ao problema de pesquisa. Na metodologia faltou especificar se o questionário aplicado é validado. Nos resultados foram descritivos sem uma análise qualitativa adequada. Sugere-se uma validação do questionário especificando as dimensões as serem validadas. e a pergunta é: Em que medida as características comportamentais, realmente, afeta a grau de inadimplemento do indivíduo?

Foto do Usuário Roberta Carletti 09-02-2021 09:50:35

A temática abordada é interessante, mas acaba sendo explorado de maneira bastante superficial. É necessário discutir em maior profundidade os conceitos do comportamento do indivíduo e o risco de default para justificar o trabalho, e é necessário também estabelecer uma relação entre o capítulo do referencial teórico e o problema de pesquisa. Além disso, o capítulo de metodologia deve ser reescrito, pois não explica ao leitor de maneira concreta como foi conduzida a pesquisa.

Foto do Usuário Alexandre Pedroso 09-02-2021 09:50:35

O tema escolhido é muito relevante, toda via faltou uma melhor contextualização, o referencial teórico foi muito bem construído, dentro do que se espera. Quanto a metodologia, deveria estar especificado a validade do questionário e nos resultados faltou uma melhor análise qualitativa.

Foto do Usuário Carla Carolinne Dos Santos Silva 09-02-2021 09:50:35

A temática abordada é interessante e o artigo responde ao que foi proposto como objetivo de investigação. Contudo, gostaria de pontuar algumas considerações: i) A problemática do estudo precisa ser melhor defendida; ii) apontar no referencial teórico o que os estudos mais recentes na área têm trabalhado (nos últimos 5 anos), isso ajudará a discutir melhor os resultados, inclusive; iii) seria interessante buscar se não existe um questionário já validado que atende seus objetivos.

Tema de bastante relevância e atual, sendo necessário uma melhor apresentação e aprofundamento nos vieses comportamentais que influenciam na inadimplência dos indivíduos. Referencial teórico bem construído. Faltou informar se o questionário que foi aplicado é validado. Sugiro melhorar nos resultados as análises qualitativas.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.