INTERAÇÕES ENTRE FUNGOS MICORRÍZICOS ARBUSCULARES E SISTEMAS AGROFLORESTAIS EM ECOSSISTEMAS RIBEIRINHOS AO LONGO DO RIO-MADEIRA MAMORÉ NO MUNICÍPIO DE GUAJARÁ-MIRIM/RO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ciências do solo

Acessos neste artigo: 272


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ana Lucy Caproni , Marcos Antonio Nunez

ABSTRACT
Resumo: O objetivo deste trabalho foi identificar e analisar as comunidades dos FMAs presentes nos solos em Sistemas Agroflorestais e Floresta Natural ribeirinhos, alagáveis, ao longo do Rio Madeira-Mamoré no município de Guajará-Mirim/RO. Coletou-se, aleatoriamente, 10 amostras simples de terra, em quatro SAFs e uma mata natural no período seco do ano (set/2019). Foram avaliadas a riqueza de espécies de FMAs e densidade dos esporos; a frequência de ocorrência de espécies; os índices de diversidade de Shannon-Wiener e de dominância de Simpson. A riqueza de espécies de FMA variou entre os SAFs e a mata natural de 16 a 19 espécies. A média dos esporos dos FMAs diferiu significativamente entre os SAFs e a mata natural, sendo que somente um dos SAFs foi superior aos demais sistemas. As espécies dominantes de FMA foram Glomus macrocarpum e Acaulospora scrobiculata; o índice de diversidade de Shannon indicou que os SAFs e a mata natural apresentam estabilidade ambiental.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Trabalho bem escrito, apresentando uma linguagem convidativa. Ademais, o uso de figuras enriqueceu os expostos. No entanto, senti falta de referências mais atuais.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.