PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE A DISCIPLINA ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DO CAMPUS I DA UFPB

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Acessos neste artigo: 314


Certificado de publicação:
Certificado de David Nogueira Silva Marzzoni

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Rawênio Da Silva Fernandes , David Nogueira Silva Marzzoni

ABSTRACT
O presente trabalho tem como tema de pesquisa a percepção dos alunos sobre a disciplina Análise das Demonstrações Contábeis (ADC) do CAMPUS I da UFPB, e seu objetivo é verificar essa percepção do alunado em relação às contribuições que a matéria traz para sua formação acadêmica e profissional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, feita a partir de um levantamento de dados. A população estudada foi composta por 64 discentes que frequentavam regularmente a disciplina, e o instrumento de pesquisa foi um questionário com quesitos fechados, aplicado em sala de aula. A maior parte dos alunos que compuseram a população estudada não participava de outras atividades acadêmicas além das aulas, e, no mercado de trabalho, atuavam no segmento comercial e industrial. Observou-se, também, que a maioria dos alunos prefere prova escrita ou prova escrita em conjunto com prova oral, como segunda forma de ser avaliado. Outro dado relevante é a não participação da maioria dos discentes em atividades acadêmicas oferecidas pela universidade, como projetos de pesquisa e monitoria. Concluiu-se que a maior parte dos educandos acredita que ADC pode contribuir para o seu futuro profissional, apesar de considerar insuficiente a carga horária da cadeira.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Luziana Maria Nunes De Queiroz 09-02-2021 09:50:35

-O resumo não está bem estruturado, impreciso quanto as informações apresentadas no trabalho; - O tema, o problema geram uma expectativa que não satisfaz ao ser finalizada a leitura do artigo, a pergunta não foi respondida de forma eficaz, devido ao fato de se ter obtido informações na entrevistas que fugiram do foco do trabalho, principalmente informações relacionados com as características acadêmicas da disciplina, metodologias avaliativas, análise do plano de aula ( ementa, carga horária, conteúdo...); - O objetivo apresentado saiu do foco do problema; - Os resultados ficaram a desejar quanto a problemática sugerida; - o artigo deveria ter centrado ou na percepção acadêmica ou profissional, essa dicotomia dificultou a assimilação adequada do que foi proposto no tema.

Foto do Usuário Matheus Pissutti 09-02-2021 09:50:35

A ideia de artigo é bem elaborada e traz contribuições para a área da contabilidade. Sendo bem estruturado e com uma fundamentação teórica de qualidade, indo de encontro ao objetivo proposto. Onde os autores alcançaram o objetivo, trazendo também contribuições para estudos futuros.

Foto do Usuário João Pedro Cabral Farache 09-02-2021 09:50:35

O tema é bastante atual e relevante, visto a importância em si, das habilidades e dos conhecimentos no que tange literalmente a análise das demonstrações contábeis, no exercício de diversas funções do profissional contador como foi exposto no artigo. Fica apenas a sugestão de revisar a escrita, de uma forma que fique mais coesa e bem segmentada, além de uma análise mais profunda sobre quais seriam os fatores mais influentes e determinantes para aptidão para balanço, DRE, facilidade ou dificuldade para aprendizagem.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.