ASSISTÊNCIA DA ENFERMAGEM NA TRIAGEM AO PACIENTE COM CETOACIDOSE DIABÉTICA NA URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Economia da Saúde e Politicas Públicas da Saúde

Acessos neste artigo: 255


Certificado de participação:
Certificado de GILVANISE N MELO

Certificado de publicação:
Certificado de GILVANISE N MELO

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Gilvanise N Melo , Luana Rodrigues De Azevedo Gomes , Michelle Silva Dos Santos , Danielle Silva De Meireles , Caroline Dos Santos Araújo , Priscila Christine Bezerra Rodrigues Belmiro

ABSTRACT
Sabe-se que o serviço de urgência e emergência é caracterizado pelo atendimento a pacientes em situações agudas com risco a vida e/ou sofrimento intenso. Muitos destes clientes poderiam ter seus problemas resolvidos na atenção primária. A Diabetes Mellitus é uma doença crônica de enorme relevância a saúde pública e observa-se, ao longo dos anos, um aumento de sua prevalência. Devido ao grande impacto morbimortalidade de seus portadores, merece atenção especial, por parte da equipe de saúde. O objetivo deste estudo é descrever na literatura nacional e portuguesa científica sobre a adequada assistência aos pacientes com cetoacidose diabética no setor de urgência e emergência. A metodologia utilizada foi de um estudo de revisão integrativa de literatura, um método que permite fazer uma análise ampla do tema proposto, pois inclui diferentes tipos de estudos através da leitura dos mesmos, identificando o objeto estudado. A fonte de dados foi realizada no portal de periódicos capes na base de dados do Google Acadêmico. O Google Acadêmico tem se projetado como uma das principais bases de dados, uma vez que o resgate de artigos científicos é feito por toda a web, teoricamente não possuindo limites. Os critérios de inclusão estabelecidos foram: artigos que abordassem a assistência da enfermagem aos pacientes com cetoacidose diabética na urgência e emergência, disponíveis na íntegra; publicados no período compreendido de 2012 a 2018 e artigos em português. Não foram estabelecidos critérios de exclusão. Nesta pesquisa foram analisados 06 artigos. Conclui-se que o enfermeiro exerce papel fundamental neste setor, agindo com destreza, agilidade, responsabilidade e conhecimento científico, utilizando - se da Classificação de Risco e adequada Sistematização da Assistência de Enfermagem, gerando uma melhor qualidade da assistência. 
Palavras chaves: cetoacidose diabética. enfermagem. triagem.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Parabenizar pela temática! como sugestão: melhorar estrutura do trabalho, trazer os resultados no resumo, desenvolver melhor a metodologia.

Foto do Usuário Silvia Maira Pereira 09-02-2021 09:50:35

Artigo de boa leitura e os resultados foram bem apresentados.

Foto do Usuário Jocássia Adam Lauvers Patrício 09-02-2021 09:50:35

Temática muito relevante. Como sugestão: Substituir a primeira pessoa do singular para a terceira na parte da conclusão.

Foto do Usuário Daniela De Lima Venâncio 09-02-2021 09:50:35

O tema é de muita relevância, já que os serviços de urgências estão cada vez mais cheios de demandas que, muitas das vezes, não foram bem conduzidos na Atenção Primária. Sugiro melhorar a escrita e corrigir dos tempos verbais bem como citações em primeira pessoa.

É de fundamental importância abordar este tema, pois é um doença que requer uma atenção mais do que especial.

Foto do Usuário Xenia Maria Tamborena Barros 09-02-2021 09:50:35

Gostaria de parabenizar a relevância e a pertinência do tema no contexto dos Serviços de Emergência e o importante papel desempenhado pelo profissional de enfermagem. Além disso, evidenciar a necessária articulação com a Atenção Primária com vistas ao melhor cuidado a ser ofertado ao usuário. Concordo com as oportunidades de melhoria já mencionadas nas avaliações anteriores.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.