A PERCEPÇÃO DOS CONTADORES DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ/RN SOBRE ÉTICA E FRAUDE NA CONTABILIDADE

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Acessos neste artigo: 249


Certificado de publicação:
Certificado de Rayssa Cleide De Oliveira

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Andreza Rodrigues De Araujo , Rayssa Cleide De Oliveira , Antônio Alexis Oliveira De Andrade

ABSTRACT
O contador tem papel fundamental dentro das organizações, seja pelo fato da sua importância fiscal, quanto pelas informações fornecidas para a tomada de decisão. Neste aspecto, a presente pesquisa teve como objetivo geral apresentar aos profissionais da classe contábil, no que a responsabilidade civil acarreta a esse profissional quando este age em desacordo com a ética profissional e demais normatizações que regem a profissão. A construção deste trabalho se deu através de pesquisa exploratória, explicativa e de caráter qualitativo, tendo como amostra de pesquisa dez (10) contadores do município de Mossoró/RN. Para a análise dos dados, interpretação, codificação e criação de categorias de análise utilizou-se de análise de conteúdo. Com a coleta e análise de dados constatou-se que os entrevistados tem uma percepção positiva enquanto a utilização do código de ética do contador, tendo em vista que ações que divergem ao código podem causar sérios danos a sua profissão, podendo até responder criminalmente por tais atos.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Andreia Maria Miranda 09-02-2021 09:50:35

Amostra meu pequena de contadores entrevistados, Quanto ao instrumento da pesquisa muito básico, fraco, sem questões que realmente avaliem aspectos relevantes da ética e suas instâncias. Perguntas fracas, exposição de resultados mais ainda. Texto bem estruturado com pesquisa de campo fraca Sugiro questões mais pontuais e específicas.

Foto do Usuário Annandy Raquel Pereira Da Silva 09-02-2021 09:50:35

O trabalho aborda uma temática de interesse atual, no entanto possui alguns pontos fracos, não há na introdução a contribuição do trabalho, nem a justificativa para a sua realização, senti falta de um tópico que traga estudos anteriores pra dessa forma mostrar o diferencial do trabalho de vocês, esses estudos também daria um suporte pra confrontar os resultados dessa pesquisa, pois da maneira que está não temos uma noção de como isso foi aplicado em outros contextos.

Foto do Usuário Airton Adelar Bauermann 09-02-2021 09:50:35

Observar citações (nome incorreto Iudícibus); pesquisa traz dados de 2015 e 2020. Qual data é da pesquisa??? Interessante inserir o Instrumento de Coleta de Dados com as questões explícita. No mais, considero um bom artigo.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.