Análise do Retorno de Investimentos em Marketing: Um Estudo de Estratégia, Posicionamento e Métricas no Segmento de Restaurantes

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Marketing

Acessos neste artigo: 233


Certificado de publicação:
Certificado de Fausto César de Oliveira
Certificado de Hélder Uzêda Castro

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Manoel Joaquim Fernandes De Barros , Hélder Uzêda Castro , Fausto César De Oliveira

ABSTRACT
Este estudo analisa a decisão do investimento de marketing, verificando o processo em si, destacando a estratégia de posicionamento, esforços de comunicação e resultados alcançados. Para tanto, optou-se por um estudo de caso de um dos quatro restaurantes da chamada Ala Gourmet do Salvador Shopping (Salvador-Ba). O resultado das análises evidenciou um erro em comum nas incursões das quatro assessorias de marketing contratadas ao longo dos anos, que priorizaram ações focadas somente em comunicação no ambiente externo (macro ambiente), não tendo o cuidado em traçar o perfil dos públicos (persona) nos diversos ciclos de horários do restaurante, reforçado pela constatação da ausência de qualquer métrica para demonstrar o valor agregado das iniciativas.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Artigo com ótima compreensão sobre o objetivo proposto, explicações claras e objetivas no estudo de caso e com alta facilidade de percepção dos erros cometidos pelas empresas nas estratégias de Marketing, promovendo um maior entendimento ao leitor sobre o assunto.

Foto do Usuário Suelen Cristina Rech Da Rosa 09-02-2021 09:50:35

Artigo bem estruturado,com um tema muito interessante e relevante. Apresentado através de uma metodologia pertinente e objetivos explícitos que facilitam a compreensão do leitor.

Foto do Usuário Maria Iraê De Souza Corrêa 09-02-2021 09:50:35

O artigo trata de um tema atual e relevante e está bem apresentado. Sugiro, porém algumas melhorias: o referencial teórico precisa ser atualizado. Apenas duas referências utilizadas em todo artigo são dos últimos cinco anos; há várias passagens no artigo que estão sem citação. Algumas informações também não apresentam evidência como, por exemplo, ''o segmento de bares e restaurantes está em franca expansão''; Na metodologia, o estudo é apresentado como qualitativo, quantitativo, descritivo, explicativo, fenomenológico e estudo de caso. O estudo precisa ser melhor classificado; Quanto à análise faltou uma articulação com a teoria. Em toda a análise apenas um autor foi citado.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.