A Contribuição do Sistema de Acompanhamento Financeiro (SAFin) para o Planejamento Orçamentário e Financeiro das Organizações Militares da Marinha.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Finanças

Acessos neste artigo: 346


Certificado de publicação:
Certificado de GEORGE HENRIQUE DE AZEVEDO

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

George Henrique De Azevedo , Fernando Raimundo Moraes Santos

ABSTRACT
Neste artigo buscou-se verificar em que medida a implantação do Sistema de Acompanhamento Financeiro (SAFin), na percepção dos seus usuários, contribuiu para o planejamento orçamentário e financeiro das Organizações Militares. O sistema foi implantado visando centralizar as informações referentes à execução financeira, o que facilita o planejamento, a execução e o controle físico-financeiro das Organizações Militares. Para tal optou-se por aferir o nível de satisfação dos seus usuários replicando o instrumento desenvolvido por Torkzadeh e Doll (1999), que utiliza a técnica survey por meio de um questionário de escala likert com 12 afirmações e graus de 01 (discordo totalmente) a 05 (concordo totalmente). O instrumento desenvolvido por Torkzadeh e Doll (1999) possui benefícios em comparação com outros recursos similares: evidencia a natureza multifuncional do impacto da tecnologia da informação do nível do usuário final, é fácil de ser aplicado, é adequado para pesquisa acadêmica e também pode ser usada em uma variedade ampla de aplicações e contextos (MAÇADA; BORENSTEIN, 2000). Para a pesquisa foi empregada uma abordagem quantitativa através da aplicação de um questionário aos Agentes Responsáveis e Agentes Subordinados da área do Comando do Segundo Distrito Naval (Com2ºDN), localizado em Salvador. Conforme previsto na SGM-301 (Normas sobre Administração Financeira e Contabilidade), considerase como Agente Responsável: Toda pessoa física que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiro, bens e valores públicos da União e das entidades da Administração Indireta pelos quais estas respondam ou que, em nome destas, assuma obrigação de natureza pecuniária, e ainda o gestor de quaisquer recursos repassados pela União (BRASIL, 2014b, p. 26).  Para avaliar a confiabilidade, foi utilizado o Coeficiente Alfa de Cronbach. O resultado obtido permite concluir que a implantação do SAFin, na concepção de seus usuários, contribuiu para a melhoria do processo de planejamento orçamentário e financeiro, auxiliando no controle gerencial, agregando valor, melhorando o serviço prestado por seus usuários com a precisão das informações geradas e diminuindo o tempo para execução de tarefas atinentes à execução orçamentária e financeira. Sugere-se a criação de uma pesquisa de satisfação, aplicada anualmente, por meio de um questionário online dirigido a todos os usuários com o objetivo de detectar problemas funcionais, levantar necessidades dos usuários e receber sugestões para aprimorar o sistema.  Considera-se como limitação desta pesquisa a sua aplicação em apenas uma área distrital. Porém, tal limitação também pode servir de sugestão para estudos futuros, como a replicação dos constructos aqui desenvolvidos em outras áreas distritais para análises comparativas das opiniões dos usuários.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Guilherme Arevalo Leal 09-02-2021 09:50:35

O artigo possui clara exposição de um problema de pesquisa e objetivo, foca no tema proposto. Única ressalva acerca da bibliografia que poderia contemplar mais obras dada a quantidade existente.

Foto do Usuário Tiago De Jesus Mendes 09-02-2021 09:50:35

O resumo ficou fora do padrão, os resultados da pesquisa ficaram superficiais.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.