PROTAGONISMO DISCENTE NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PROMOTORA DE SAÚDE POR MEIO DE UMA BIBLIOTECA ITINERANTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de serviços de saúde

Acessos neste artigo: 293


Certificado de participação:
Certificado de Fernanda Gonçalves De Souza

Certificado de publicação:
Certificado de Fernanda Gonçalves De Souza

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Fernanda Gonçalves De Souza , Isadora Oliveira Gondim , Ana Paula De Lima Bezerra , Vitória Da Silva Marques , Shirlei Moreira Da Costa Faria , Messias Inácio Da Silva Carvalho , Saraid Da Costa Figueiredo , Bárbara Aguiar Silva Oliveira , Karla Rona Da Silva

ABSTRACT
Um grande número de pessoas, oriundas de todas as regiões do estado de Minas Gerais, utilizam os serviços de diversas organizações de saúde e durante este momento tendem a enfrentar longos períodos de ociosidade. Com o objetivo de preencher o tempo ocioso dos usuários dos serviços do campus saúde de uma universidade pública foi implementada uma biblioteca itinerante, como tecnologia educacional em resposta à demanda social. A atividade foi institucionalizada como projeto de extensão e intitulada Leitura é Saúde. Neste estudo tem-se por objetivo apresentar os resultados das atividades desenvolvidas pelo projeto de extensão Leitura é Saúde. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, produzido a partir da vivência de seus autores, que iniciou no ano de 2019 e na atualidade encontra-se em execução. Os principais resultados obtidos nos primeiros 12 meses de implementação da iniciativa, dizem respeito a: arrecadação de 4.559 obras literárias; acolhimento de 1.233 pessoas entre pacientes, acompanhantes, trabalhadores e estudantes; 697 empréstimos (79,4% sexo feminino e 25,1% do sexo masculino); 37% dos usuários possuem ensino fundamental incompleto; quanto ao perfil das obras literárias o romance correspondem a 33% das solicitações, em segundo lugar encontra-se os livros infanto juvenil com 27%, os livros infantil correspondem a 23%, os religiosos 14%, e os livros voltados para educação em saúde e básica/geral representam 3% dos empréstimos; e  alocação de obras para reposição de acervos em escolas municipais de outras cidades do estado, tais como a escola municipal da cidade de Brumadinho/MG com a doação de 673 livros didáticos e, a municipal da cidade de Chalé/MG (distante 357 km) que foi contemplada com aproximadamente 900 livros didáticos. Conclui-se que esta tecnologia educacional tem o potencial de fortalecer a cultura da leitura e ser estratégica para melhor acolher e humanizar em saúde. Ademais, amplia as condições de acesso, fortalece o estímulo e o hábito da leitura entre as pessoas, contribuindo com a Promoção da Saúde e contemplando a integralidade dos indivíduos.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Bárbara Aguiar Silva Oliveira 09-02-2021 09:50:35

através de um relato de experiência, o artigo apresenta uma forma interativa excepicional de promoção da saúde

Foto do Usuário Penha Faria Da Cunha 09-02-2021 09:50:35

Artigo muito bem estruturado. Metodologia e resultados bem explicados.

Foto do Usuário Kedma Teixeira Montedori 09-02-2021 09:50:35

Parabéns pelo estudo. Contudo, a metodologia escolhida me pareceu confusa, principalmente quando ao final do artigo os autores referem: ''...pode-se afirmar que o posto de leitura móvel amplia as condições de acesso...'' quais parâmetros usados para tal afirmativa? Os resultados também ficaram desconexos com o objetivo.

Foto do Usuário Ana Luisa Almeida Melo 09-02-2021 09:50:35

Parabenizo os autores pelo artigo! O artigo está bem escrito E bem fundamentado na literatura temática. A ideia do programa de leitura é inovadora e dialoga com o SUS. O estudo tem justificativa pertinente frente a demanda apresentada pelos serviços de saúde e na promoção à saúde, assim trazendo ricas contribuições para a vida dos usuários. Sugiro para os autores ampliar o escopo de temáticas de leituras disponibilizadas, ofertando também temáticas sobre auto cuidados, hábitos de vida saudáveis, entre outras que dialogam com a saúde , afim de promover conhecimentos sobre esses temas e contribuir positivamente para as práticas de saúde.

Foto do Usuário Karine De Souza Oliveira Santana 09-02-2021 09:50:35

O tema desenvolvido é muito relevante, pois o cuidado a saúde se expressa de várias maneiras. O incentivo a leitura,neste exemplo, configura uma ação de promoção a saúde. Como sugestão: 1- proponho nas próximas ações a inserção de gênero e raça na ficha de identificação dos usuários, 2- articulação entre as escolas e unidades de saúde locais. Os estudantes das escolas poderiam ser preparados, nas próximas edições, como facilitadores para realizarem ações nas Unidades de saúde junto com os estudantes da graduação. Como pergunta: Como foi realizada a avaliação da percepção dos usuários sobre a atividade realizada?

Foto do Usuário Thaíse Mara Dos Santos Ricardo 09-02-2021 09:50:35

Parabenizo os autores pelo belíssimo trabalho! Projeto com grande impacto social. Muito potente! Mais uma vez,parabéns!

Foto do Usuário Renato Pereira Neto 09-02-2021 09:50:35

Excelente tema de grande relevância e inovador. Parabéns.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.