CONSUMIDOR VIRTUAL: HÁBITOS, COMPORTAMENTO, MOTIVAÇÃO E ATITUDES

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Marketing

Acessos neste artigo: 329


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Gustavo Barbieri Lima , Juliana Novaes Picone

ABSTRACT
O objetivo central da presente pesquisa é compreender os principais fatores que influenciam a decisão de comprar pela internet, assim como o perfil, hábitos, comportamento, motivações e atitudes do consumidor virtual na cidade de São Paulo. Para tal, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, seguindo-se um roteiro de entrevista semi-estruturado, na qual foram entrevistadas 05 pessoas da faixa etária de 30 à 40 anos, na cidade de São Paulo. As informações foram compiladas e organizadas, realizando-se uma análise e discussão do que foi coletado. Os principais resultados apontam que: a) a maioria dos entrevistados compra por influência de itens visualizados na Internet; b) as principais compras realizadas pela Internet foram de cursos, TVS, brinquedos, pacotes turísticos, eventos culturais, viagens e gastronomia; porém roupas e calçados apresentaram rejeição; c) os entrevistados possuem o hábito de pesquisar produtos ou serviços na Internet; d) nota-se que descontos, formas e prazos de pagamento, frete gratuito e retirada em loja sem custo atraem o consumidor para a compra;e) os entrevistados citaram experiências positivas de compra, ressaltando a grande variedade de itens, facilidade para pesquisas de produtos e serviços, facilidade para pesquisas de preços e promoções, comodidade, praticidade e conforto relacionados ao comércio eletrônico; f) Os entrevistados também mencionaram que no pós-consumo realizam reciclagens,descartes, bazares e revendas.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Miguel Zacarias Neto 09-02-2021 09:50:35

Como trabalho científico a nível de graduação e ou mestrado, apresenta boa qualidade estrutural e de fácil acompanhamento didático. O tema é atual, indica a quem possa interessar, elementos de aplicação prática caso deseje usar os resultados obtidos como aproximação de seus clientes melhorando a competitividade. Ressalto apenas que a pesquisa qualitativa exploratória com apenas 5 pessoas é insuficiente para afirmar totalmente os indicadores, normalmente se utiliza 10 a 12 pessoas e pelo menos três a cinco grupos. Qual o motivo de aplicar somente em 5 pessoas?

Foto do Usuário Esdras Da Silva Costa 09-02-2021 09:50:35

Temática super pertinente para com o atual contexto empresarial. A fundamentação apresenta textos recentes que dialogam com a presente discussão. Estimo toda sorte para os autores.

Foto do Usuário Luciano Vignochi 09-02-2021 09:50:35

A relevância paro tema consiste na proposta de trazer contribuições para a análise do consumo virtual baseado em valores pessoais, hábitos, motivações e atitudes dos consumidores. Pergunta: Quais as possíveis modificações e lacunas que poderão ser geradas a partir deste estudo?

Foto do Usuário Dâmaris Luiza Lustosa 09-02-2021 09:50:35

Um tema muito importante para o momento atual e para entender o consumidor.

Foto do Usuário Suelane Alves Da Silva 09-02-2021 09:50:35

Leitura se mostrou objetiva e abrangente do que se propunha o estudo, trazendo clareza ao leitor sobre a temática. Embora não seja um tema inovador o trabalho é sucinto e esclarecedor.

Foto do Usuário Vanessa Rodrigues Colares 09-02-2021 09:50:35

Um excelente trabalho. Minha sugestão seria uma amostra maior de entrevistados, pois o estudo é de grande importância. Será que com um número maior de entrevistados o artigo não teria um maior valor?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.