PROFISSÃO CONTÁBIL: PERSPECTIVAS DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS - UNEMAT – CAMPUS DE TANGARÁ DA SERRA-MT

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Acessos neste artigo: 2


Certificado de publicação:
Certificado de Graziele Oliveira Aragão Servilha

Certificado de participação:
Certificado de Graziele Oliveira Aragão Servilha

COMPARTILHE SEU TRABALHO

AUTORIA

Graziele Oliveira Aragão Servilha , Márcio Íris De Morais , Paulo Sergio Patrik Servilha Martins , Josiane Silva Costa Dos Santos

ABSTRACT
A profissão contábil tem passado por grandes transformações, que por sua vez exige do profissional, qualificação continuada, por esse motivo o profissional capacitado, além de ter um amplo leque de opções para atuar, será um diferencial no campo de atuação, obtendo carreira profissional de sucesso. Neste contexto a pesquisa tem como objetivo analisar as perspectivas da profissão contábil, na visão dos acadêmicos iniciantes e concluintes do curso de ciências contábeis da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), campus de Tangará da Serra. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa e usou como estratégia pesquisa de campo, e instrumentos de coleta foram questionário estruturado. Os resultados demonstram que os acadêmicos acreditam em uma relação positiva com futuro profissional, que poderá ser proporcionada pelo curso de ciências contábeis em função do crescimento da demanda do profissional e pelas diversas áreas de atuação. Apesar de acreditarem que a profissão não está sendo bem remunerada. Entretanto, os acadêmicos acreditam ter oportunidades para desenvolver a profissão, devido à ampla área de atuação existente e ao mesmo tempo, cientes da importância da conduta ética que precisam ter para mostrar à sociedade a sua relevância profissional.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Stefany Pereira Cruvinel 09-02-2021 12:50:35

Trabalho de acordo com a proposta do evento. Sugestão: Devido a pandemia, acredito que poderá reaplicar essa pesquisa para verificar esse novo olhar dos futuros profissionais na área contábil.

Foto do Usuário Airton Cesar Braga 09-02-2021 12:50:35

O trabalho traz boas discussões sobre as perspectivas de estudantes em relação à profissão contábil. Metodologia adequada ao que foi proposto. Como sugestão de melhoria, é importante uma revisão de português – corrigindo as falhas gramaticais, a qualidade do artigo ficará ainda melhor. Resultados interessantes e que contribuem para reflexões sobre a temática.

Artigo muito bom, muito bem escrito, metodologia adequada, resultados bem discutidos e o tema do artigo é relevante.

Foto do Usuário Alessandro Antunes Leandro 09-02-2021 12:50:35

Muito bom tema! Os autores foram numerados, mas não foi utilizada a nota de rodapé para demonstrar a formação destes. Necessidade de uma revisão ortográfica, como por exemplo, “...e instrumentos de coleta foram questionário estruturado.”. Quando se utiliza a escala de Likert, sobretudo em uma abordagem dita quantitativa, cria-se uma expectativa no leitor sobre o uso da estatística inferencial na apresentação dos resultados. Nem mesmo a estatística descritiva foi utilizada. Que fatores influenciam mudanças na profissão contábil? Sugere-se, também, uma pesquisa qualitativa para entender mais sobre esses fatores e percepções dos acadêmicos.

Foto do Usuário João Pedro Cabral Farache 09-02-2021 12:50:35

O artigo está bem construído, com uma escrita leve, bem estruturada e explicada. Todas as seções se mostram bem relacionadas ao tema, tal como com o objetivo do estudo. É um tema relevante, visto que além dos alunos serem a futura mão-de-obra no mercado, a percepção dos mesmos, conforme foi exposto pela pesquisa, revela aspectos pedagógicos importantíssimos para o desenvolvimento do curso e da profissão.

Foto do Usuário Vanderlei Ferreira De Sena 09-02-2021 12:50:35

trabalho muito bom. Como sugestão, seria interessante fazer essa pesquisa em outras instituições localizadas em diferentes estados.