Produção Audiovisual como Prática Inovadora na Apresentação de Plano de Ensino de Disciplina

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ensino e Pesquisa em Administração

Acessos neste artigo: 260


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Aline Vieira Malanovicz

ABSTRACT
Entre os métodos de ensino que proporcionam educação inovadora está a produção audiovisual. A proposta de elaboração de material audiovisual pelos estudantes, contemplando o conteúdo de aula, é uma prática utilizada no Ensino Superior. O estudo de experiências de outros cursos superiores pode servir para se explorar o potencial de adaptação das técnicas para Administração. O objetivo desta pesquisa é descrever um caso de produção audiovisual elaborada para apresentação do plano de ensino da disciplina de Direito Romano, do curso de Direito. Foi descrito o processo de produção do material, e analisados seu componentes: sua estrutura (baseada no plano de ensino da disciplina), imagens, música, vídeos, letreiros, animações e transições e sua relação com a matéria. O videoprocesso analisado seguiu as diretrizes recomendadas. Quanto aos critérios de avaliação, teve abordagem prática, ilustração de conceitos teóricos, duração curta, recursos visuais com animação e transições, adequação de linguagem, aspecto audiovisual, estímulo. e adaptação ao modelo pedagógico. O processo percorrido parece indicar sua simplicidade e a viabilidade de sua adoção como proposta de atividade para os estudantes, encorajando sua adoção como um dos métodos e técnicas a serem aplicados para aprimoramento e contribuição para o processo de ensino-aprendizagem no ensino de Administração.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Victor Silva 09-02-2021 09:50:35

Parabéns pelo artigo! O estudo de caso (a produção audiovisual analisada) é de sua autoria, certo? Se sim, deixe especificado, afinal, relatos de experiência também contribuem para a ciência. Acho pertinente explorar mais as percepções dos estudantes sobre a utilização e a produção do audiovisual no ensino. Não entendi a última afirmação, nas considerações finais ([...] representando, assim, efetiva contribuição para gestão de operações energéticas sustentáveis.).

Foto do Usuário Karine De Jesus Rodrigues Santana 09-02-2021 09:50:35

Excelente artigo! Obrigada, por compartilhar o artigo. Sugestão: uma comparação da apresentação da disciplina sem e com audiovisual. Pergunta: Considerando o contexto atual que o mundo está passando, a pandemia do Covid-19, e as adequações que as universidades de ensino presenciais estão tendo que se adaptarem, o ensino remoto. Não seria interessante para o seu relato de experiência, um detalhamento maior no método? até para ajudar e incentivar discentes e docentes.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.