Como a ICT4D ajudou no Controle da Pandemia do COVID-19 no Brasil

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Evidências científicas e relatos de experiência sobre Covid-19

Acessos neste artigo: 298


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Maurilio Benevento

ABSTRACT
Este trabalho examinou o comportamento das pessoas em pesquisas no Google antes e durante o período da pandemia, provocada pelo COVID-19 no Brasil, e avaliou como essa ferramenta poderia ser usada na prevenção da contaminação. Foi realizada coleta de dados num período de doze meses, entre abril de 2019 a abril de 2020 utilizando o Google Trends (GT), observando palavras-chave específicas. Também foram coletados dados do ministério da saúde, dos casos confirmados e de óbitos no período de janeiro a 27 de abril de 2020. Essas informações foram cruzadas com dados demográficos do IBGE com o objetivo de entendermos quantas pessoas fizeram parte da coleta do GT, com recortes das pessoas entre as idades entre 15 a 64 anos, consideradas pelos autores, como indivíduos que possuem acesso à internet e conhecimento de uso do Google. Isso resultou em dimensões de análise, sendo a de maior preocupação os sintomas causados pelo vírus. As buscas por sintomas ficaram acima do índice 80 do GT, o que não ocorreu com as demais palavras-chave. Nos chamou a atenção que a busca por informações sobre sintomas, poderia ser um fator para a diminuição da curva de novos casos e consequentemente a diminuição de novos óbitos.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Parabenizo o autor pela ferramenta utilizada que poderá ser ampliada para outros estudos. A revisão de literatura poderia ser mais robusta para ampliar a discussão.

Foto do Usuário Paula Gonçalves Sauer 09-02-2021 09:50:35

Excelente artigo, didático, deve ser divulgado. Muito bom!

Foto do Usuário Antonio Carlos Franco 09-02-2021 09:50:35

Estudo interessante para saber as evoluções sobre o COVID 19.

Foto do Usuário Bárbara Soccoloski Sordi 09-02-2021 09:50:35

Artigo muito bem estruturado. Assunto pertinente para o momento que estamos vivendo. Parabéns pelo ótimo desenvolvimento do tema. Sugiro aumentar a fonte de algumas imagens que não ficaram muito legíveis.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.