Protocolo RESIMA: uma metodologia para revisões sistemáticas com meta-análises em Administração

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ensino e Pesquisa em Administração

Acessos neste artigo: 265


Certificado de publicação:
Certificado de Assis Marcos Gurgacz
Certificado de Assis Marcos Gurgacz
Certificado de Diego Domingos Ferro

Certificado de participação:
Certificado de Assis Marcos Gurgacz
Certificado de Diego Domingos Ferro

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Assis Marcos Gurgacz , Mychelle Schmitt Gurgacz , Diego Domingos Ferro

ABSTRACT
O objetivo deste estudo é apresentar uma metodologia para produção e relato de revisões sistemáticas com meta-análises no ramo da Administração, o protocolo RESIMA. Foi elaborada uma metodologia de revisão quantitativa da literatura para auxiliar os acadêmicos, profissionais e pesquisadores a obterem evidências de maior credibilidade, que embasem sua tomada de decisão na prática laboral, assim como para contribuir no desenvolvimento da Administração enquanto Ciência. O protocolo criado é composto por duas vertentes: Produção – formada por quatro fases e alguns passos sequenciais que precisam ser seguidos
para a confecção de uma revisão sistemática da literatura com meta-análise, e; Checklist – que contém sete seções e vinte itens, os quais servem como um guia de verificação dos quesitos a
serem incluídos em uma revisão sistemática, podendo ser usado tanto para quem a produz, como para quem a avalia. O protocolo RESIMA foi elaborado para facilitar a execução e análise de pesquisas literárias quantitativas de forma bem estruturada e criteriosa. Espera-se que essa metodologia possa colaborar de forma considerável, não só para o desenvolver da Administração como uma Ciência cada vez mais evoluída, como também, para consolidar a Administração Baseada em Evidências.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário James Santos Do Bomfim 09-02-2021 09:50:35

Parabenizo os autores pelo trabalho, pois o tema é inovador e interessante para a sociedade Quanto às contribuições,destaco: - O artigo pode apresentar uma pergunta/problema na introdução - A introdução pode ser mais objetiva. - A figura 1 pode ter outras cores pra chamar mais a atenção do leitor No mais, parabéns pelo trabalho.

Foto do Usuário Alcides José Fernandes Andujar 09-02-2021 09:50:35

O artigo atende e contribui para o exercício de busca do estado da arte de um tema. Existe uma metodologia desenvolvida na UFSC chamada de ProKnow C, que poderia num segundo momento ser utilizada para comparação.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.