EVIDENCIAÇÃO DO TESTE DE RECUPERABILIDADE DE ATIVOS EM EMPRESAS DO SEGMENTO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS LISTADOS NA B3

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Acessos neste artigo: 269


Certificado de publicação:
Certificado de Laysa Caviquioli
Certificado de Estelamaris Reif
Certificado de Estelamaris Reif

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Estelamaris Reif , Laysa Caviquioli

ABSTRACT
Com a padronização das normas contábeis internacionais, a contabilidade brasileira implementou por meio do Pronunciamento Técnico CPC 01 (2010) o teste de recuperabilidade de ativos, conhecido também como impairment test. Por meio deste Pronunciamento, são estabelecidas normas quanto a aplicação, registro, divulgação entre outros procedimentos a serem seguidos, com o principal objetivo de assegurar que os ativos de uma entidade estão registrados de forma fidedigna. Neste contexto, com o apoio de material já publicado sobre o assunto e legislações vigentes, este estudo visou analisar a evidenciação do teste de recuperabilidade de ativos em empresas do segmento de serviços educacionais listados na B3. Através de uma pesquisa de natureza básica, qualitativa, com objetivo exploratório e análise bibliográfica foram analisadas as demonstrações financeiras de 2011 a 2019 das cinco empresas participantes deste segmento e foi constatado que destas, três identificaram e constituíram provisão de perda em anos distintos. Quanto ao aspecto de divulgação do teste, verificou-se que apenas duas (Anima Educação e YDUQS Participações S.A) atenderam todos os requisitos. Deste modo, observa-se que mesmo com a aprovação e divulgação do Pronunciamento Contábil CPC 01, vigente desde 2010, tornando-se obrigatória a realização do teste, a evidenciação não atende os requisitos necessários, como descrito na legislação.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Parabéns aos autores! O trabalho apresenta uma temática atual e relevante. Rever formatação.

Foto do Usuário Pericles Ewaldo Jader Pereira 09-02-2021 09:50:35

Gostei muito do trabalho. As autoras estão de parabéns por salientar um tema tão relevante. O trabalho merece uma verificação em sua formatação.

Foto do Usuário Regis Garcia 09-02-2021 09:50:35

Muito bom o artigo e trata de um tema bastante relevante e controverso. A internacionalização da contabilidade trouxe muita responsabilidade para o contador, sendo uma delas os julgamentos sobre os valores de ativos e passivos. O artigo contribui bastante para estas discussões e está muito bem estruturado.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.