DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO E PROPOSIÇÃO ESTRATÉGICAS BASEADAS NO BALANCED SCORECARD (BSC) PARA UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão estratégica

Acessos neste artigo: 315


Certificado de publicação:
Certificado de Juliana Duarte Ferreira

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Juliana Duarte Ferreira , Adriano Wagner , Leticia Ludwig , Adriélin Maíse Lunkes

ABSTRACT
O planejamento estratégico analisa o ambiente dinâmico no qual as empresas estão inseridas, propondo uma visão atual e futura do negócio. Este estudo objetivou realizar um diagnóstico estratégico, com a aplicação de ferramentas do planejamento estratégico, e propor referências estratégicas a partir do Balanced Scorecard (BSC), em uma empresa de pequeno porte. Para a coleta dos dados, foi aplicado um questionário semiestruturado à gestora da empresa. Por meio das ferramentas utilizadas, foi possível analisar as variáveis que influenciam a empresa. Para contemplar o diagnóstico estratégico, analisou-se as variáveis políticas, econômicas, sociais, tecnológicas, ambientais e legais, tratando da análise PESTEL, novas entradas, ameaças de rivalidade, produtos substitutos, fornecedores e compradores, com base nas Cinco Forças de Porter; e os pontos fortes e fracos da empresa, contemplando a Análise Interna. Após isso, trabalhou-se com o BSC na elaboração de um mapa estratégico de objetivos e de metas, indicadores e iniciativas, com vistas a sugerir melhorias nos processos do empreendimento.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Aslei Andrade Da Silva 09-02-2021 09:50:35

Em artigo científico é muito importante se atentar à forma e, de início, o resumo está fora do padrão. Outra questão é que temos alguns conceitos repetidos na íntegra. O arcabouço conceitual ficou redundante em algumas oportunidades no decorrer do artigo. Menciono isso porque essa ocorrência torna a leitura cansativa. O artigo afirma que o diagnóstico esclarece o valor gerado pela empresa ao cliente. Na verdade, um bom diagnóstico irá permitir entender as fragilidades organizacionais para que a gestão estratégica saiba onde atuar e, assim, possa definir ações que culminarão em geração de valor. Achei o objetivo um pouco confuso dado que o diagnóstico estratégico fornece ao gestor o conhecimento do que deverá ser trabalhado durante a formulação de estratégias na metodologia BSC. A Administração não se classifica como uma subárea e sim como uma Ciência que compõe as Ciências Sociais Aplicadas. Sobre o mapa estratégico apresentado (figura 1) importante registrar que o BSC será melhor implementado se a aplicação da matriz SWOT for bem realizada. Assim, seria interessante apresentar como a matriz que gerou esse mapa foi desenvolvida a título de ilustração ao leitor de como se optou por perseguir esses objetivos. Ao explicar os objetivos por perspectiva, sugeriria sempre utilizar a separação por tópicos, para ficar claro onde um termina e outro começa. Isso é apenas uma sugestão. Iniciativas estratégicas são ações sistêmicas que abraçam os planos de ação e por conseguinte os objetivos específicos e por conseguinte os objetivos gerais em cada perspectiva. Essa estrutura de ações não estaria mais voltada a ações operacionais? Se sim, estas seriam parte do plano de ação. Não ficou claro (alinhando o objetivo e as considerações finais) se o propósito foi criar a missão, a visão e valores ou se esses elementos já existiam e foram analisados pelo diagnóstico.

Foto do Usuário Juarez Jonas Thives Junior 09-02-2021 09:50:35

O artigo apresenta de forma clara, objetiva e fundamentada o processo e utilização do BSC conforme proposto no objetivo geral. sugere-se que na metodologia sejam descritas de forma resumida o sequenciamento das atividades desenvolvidas no estudo realizado.

Foto do Usuário Alexandre Carreira 09-02-2021 09:50:35

Um dos principais desafios da academia é o de conectar a teoria ao mercado. O estudo de caso apresenta uma aplicação interessante da utilização do BALANCED SCORECARD como condutor de um diagnóstico estratégico. Sendo que, em meu ponto de vista, o BSC não é um sistema de gestão estratégica, ele é um sistema de avaliação de desempenho organizacional SMDO. A utilização de outras ferramentas acrescentaram um valor importante para o desenvolvimento do trabalho. Para estudos futuros sugiro apresentarem os Fatores Críticos para o Sucesso das estratégias formuladas.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.