APLICAÇÃO DE UMA FERRAMENTA ONLINE PARA ESTIMAR O RISCO DE CÂNCER DE MAMA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Saúde da Mulher

Acessos neste artigo: 348


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Aline Do Carmo França Botelho , Sinara Martins Barbosa , Aline Daniele Santana Silva , Letícia Domingos

ABSTRACT
O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres em todo o mundo, com significativa morbidade e mortalidade. O presente estudo objetivou avaliar o risco de câncer de mama por meio de um instrumento on-line de coleta de dados, adaptado de ''Cancer: Assessing Your Risk'' desenvolvido pela ''American Cancer Society'', traduzido e validado no Brasil. A maioria das participantes tem alta escolaridade, mas com diferentes níveis socioeconômicos. A análise dos questionários levou aos seguintes resultados: baixo risco para 133 mulheres (86%), risco moderado para 17 voluntárias (14%) e nenhuma voluntária de alto risco, segundo a ferramenta aplicada. No entanto, para as mulheres com 50 anos ou mais, todas as mulheres tiveram escores de risco moderado. Considerando os resultados obtidos, é possível concluir que a ferramenta de avaliação do risco de câncer aplicada mostrou que a maioria dos voluntários apresenta baixo risco para o câncer de mama. Entretanto, mesmo com baixo risco no momento, ações de prevenção, triagem e educação em saúde são importantes, não apenas para mulheres de alto risco, mas para todas, considerando o aspecto multifatorial desse câncer e as mudanças que podem ocorrer com a idade e a saúde reprodutiva das mulheres.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Nágela Bezerra Siqueira 09-02-2021 09:50:35

Ótimo trabalho, boa escrita, acredito que deva centralizar a legenda da tabela e figura, ABNT.

Foto do Usuário Myllene Aparcida Leite De Souza 09-02-2021 09:50:35

Extremamente relevante para o contexto de formação acadêmica.

Foto do Usuário Amanda Fracaro Neves 09-02-2021 09:50:35

O estudo trata de tema relevante, o câncer de mama. Entretanto os resultados obtidos com a aplicação da ferramenta on-line não trazem informações novas. Deixo as seguintes perguntas: A aplicação desse instrumento de pesquisa pode contribuir para quais aspectos: mais voltados ao paciente em sua individualidade? ou para fins de saúde pública?

Foto do Usuário Elias Marinho De Azevedo Júnior 09-02-2021 09:50:35

tema relevante com objetivo claro e bem apresentado.

Foto do Usuário Gisele A. Biondo Pietrafiesa 09-02-2021 09:50:35

Não conhecia o instrumento de avaliação de risco, me ajudará no serviço de saúde

Foto do Usuário Andrea Huhn 09-02-2021 09:50:35

Trabalho com escrita adequada à temática, sendo esta de grande relevância. Pergunta: O trabalho será direcionado à saúde pública?

Foto do Usuário Thaís Zilles Fritsch 09-02-2021 09:50:35

O tema é muito interessante e relevante, buscar fazer ciência por meio de questionários online tem sido uma nova estratégia. Senti falta da aprovação de um comitê de ética, e a idade das participantes do estudo pode ter influenciado nos resultados. Outro ponto, não foi referido o histórico de câncer da mulher. Sugiro realizar em outra população também, é um ótimo instrumento. Parabéns pelos esforços.

Foto do Usuário Charlene Da Silva 09-02-2021 09:50:35

Considerando a alta expectativa de vida com o passar dos anos, se faz importante a avaliação de risco para desenvolvimento de câncer, com destaque ao câncer de mama feminino. Portanto, o artigo demonstra um conteúdo relevante atual. Sugiro retirar o termo ''auto exame da mama'', na Tabela 1, uma vez que o Ministério da Saúde não recomenda essa prática, e orienta acerca da postura atenta aos padrões anatômicos da mama a fim de ser capaz de identificar quaisquer alterações. Quanto a amostra selecionada para o estudo de 154 mulheres, qual a distribuição demográfica dos participantes? Questiono, isso pois, chama a atenção que 52,6% da mostra tem exame recente de mamografia, o que infere-se que o público pesquisado possui acesso a exame de rastreamento.

Foto do Usuário Hellen Karolynne Moreira Dias 09-02-2021 09:50:35

Ótimo tema. Bom saber que existem novas ferramentas para rastrear O CM,

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.