INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E A RENDA BÁSICA BRASILEIRA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração da Informação

Acessos neste artigo: 277


Certificado de publicação:
Certificado de Gabriel Melo

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Gabriel Melo

ABSTRACT
A Inteligência Artificial avança no mundo inteiro e incorre em diversas mudanças na relação entre pessoas, serviços, máquinas e indústrias. Fenômeno que é abordado na literatura como Quarta Revolução Industrial ou Industria 4.0. O Brasil vive um momento de transição quando comparado a países mais desenvolvidos, possibilitando estudá-los antes de ocorrerem ou enquanto ocorrem. Assim, se faz necessária uma reflexão sobre os avanços da inteligência artificial no mercado de trabalho brasileiro, quais são seus impactos nas empresas e profissões no país, bem como entender a Inteligência Artificial e suas tecnologias. Importante também contextualizá-la no cenário do mercado de trabalho nacional, analisar como são aplicadas e as mudanças que ocorrem nas corporações. Além disso, é significativa uma análise da maneira como gestores de organizações lida com o tema além da busca de entender como políticas públicas se relacionam com a questão. Para tanto, utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, analisando diferentes materiais disponíveis na literatura além de dados fornecidos pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN).

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Arivano Sousa Silva 09-02-2021 09:50:35

O autor apresenta um tema de muita relevância para a sociedade hodierna. No entanto, peca por apresentar no artigo científico ideias com viés político. Deixou de apresentar que a renda básica universal já foi tema de país desenvolvidos como a Suíça, mas que não foi aceita. Explorar os prós e contra de uma RBU daria maior credibilidade ao artigo. Deixou ainda de analisar a dificuldade de implantação no Brasil de uma renda mínima, uma vez que a educação, saúde e segurança já detém grande investimento por parte dos governos. Ademais poderia ter trazido algo inovador como por exemplo pensar em um Estado como empresa que distribuísse por igual ''lucros'' aos colaboradores, neste caso os cidadãos.

Foto do Usuário Ranieri Marinho De Souza 09-02-2021 09:50:35

Necessário maior estudo e mais informações com bibliografias que estejam mais atualizadas

Foto do Usuário Gabriel Couto 09-02-2021 09:50:35

O autor traz uma vasta gama de informações sobre o tema, de maneira completa, dando boa fundamentação as hipóteses criadas. Das quais são de extrema relevância no contexto atual.

Foto do Usuário Mario Assis Almeida Dos Santos 09-02-2021 09:50:35

Acredito que para uma publicação, o artigo necessita de muitas melhorias, especialmente no que diz respeito à metodologia. No entanto, para um congresso, acho que vale a pena trazer essa discussão a tona.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.