Auditoria Baseada em Riscos em Entidades Públicas

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Acessos neste artigo: 240


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Alexandre De Freitas Carneiro , Jonathas Soares Da Silva

ABSTRACT
Este artigo buscou identificar quais são os fatores de maior desafio quando se pretende instituir a Auditoria Baseada em Riscos – ABR em entidades do setor público e organizar de maneira sintética os temas que se encaixam como problemas, os quais foram encontrados nos trabalhos analisados, de forma que o gestor público ou os auditores internos, quando se propuserem a implantar este modelo de gestão em suas entidades, possam ter um material compilado em que possam prever quais são as principais dificuldades que podem surgir quando se decide implementar essa ferramenta no setor público e traçar medidas que tornem menos embaraçosa a implantação e utilização da ABR. Foi realizado uma pesquisa bibliométrica para obtenção de dados e uma análise integrativa dos resultados encontrados. A análise aponta para diferentes problemas enfrentados pela utilização da ABR, mas destacam-se como fatores preponderantes: falta de aceitação da Auditoria Interna Baseada em Riscos por parte dos membros da alta administração e a falta de uma política formal de gestão de riscos na entidade. O estudo interessa aos gestores, auditores e contadores públicos, servidores dos Tribunais de Contas e Controladorias Gerais, bem como ao sistema de controle interno governamental de forma geral.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Alex Fabiano Bertollo Santana 09-02-2021 09:50:35

O artigo é bem relevante. Poderias dar um embasamento maior nas análises,

A temática do trabalho é extremamente relevante e atual. Como sugestão acredito que o trabalho pode embasar seus dados com gráficos e tabelas afim que se facilite a leitura e o entendimento do trabalho.

Foto do Usuário Safira Aires De Oliveira 09-02-2021 09:50:35

O assunto abordado no presente artigo é muito relevante, adorei e fiquei muito interessada nesse tema!!

Foto do Usuário Eugenio David Nhavotso 09-02-2021 09:50:35

Pesquisa satisfez o seus objetivos e os resultados alcançados estão alinhados com a os procedimentos metodológicos propostos

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.